Comunidade se une para lutar pela emancipação do distrito União do Norte

Criada Comissão Comunitária Pró Emancipação do maior Projeto de Assentamento da América Latina em Peixoto de Azevedo.
Comunidade se une para lutar pela emancipação do distrito União do Norte

Realizada neste domingo dia 24 de fevereiro na sede da UNINORTE, a reunião de trabalho com a participação de diversos representantes da sociedade organizada e da comunidade para tratar de assuntos inerentes a formação da Comissão Pro Emancipação do distrito União do Norte, localizada a 70 km da sede do município de Peixoto de Azevedo-MT.

Empresários, Agricultores, Profissionais Liberais, Servidores Públicos, Lideranças Indígenas, Garimpeiros, Representantes de Associações, Cooperativas, Igrejas, Imprensa, entre outros, estiveram presentes acompanhando os debates e dando sugestões, idéias e fazendo apontamentos proativos a retomada do sonho de 'Emancipação' de mais de 25 anos dos que residem neste distrito Peixotense que está estrategicamente localizado na MT-322, antiga BR-080, e que atualmente conta com mais de 12.000 habitantes.

Na oportunidade 15 pessoas se dispuseram voluntariamente e espontaneamente a integrar a referida comissão, que deverá se reunir para deliberar sobre a composição da Diretoria e de seus Conselhos, e posteriormente fazer o registro da instituição comunitária apartidária para representar de forma legal todos os cidadãos de União do Norte frente aos Poderes Executivo, Legislativo, Judiciário e Órgãos Governamentais e Não Governamentais.

O objetivo e foco é buscar amparo técnico, jurídico, político, administrativo, sócio-econômico, populacional, e demais situações exigidas e necessárias, que possam influenciar na realização de plebiscito e posteriormente na emancipação propriamente dita do distrito União do Norte.

A comunidade conta com agências bancárias, escolas, creches, postos de saúde, núcleo de polícia militar, posto dos correios, empresas, comércios, sistema de abastecimento de água, órgãos e repartições públicas, pontos turísticos, potencialidades no âmbito agropecuário e mineral, e outros artifícios e ferramentas que comprovam o seu desenvolvimento e progresso. São fatores que apontam que a emancipação político-administrativa é perfeitamente viável.

É importante lembrar que a matéria versando sobre este assunto já tramitou na Assembléia Legislativa de Mato Grosso, porem não houve o respaldo na época da Presidência da República, daí os esforços pela sensibilização da Bancada Federal em Brasília (Deputados e Senadores), bem como do novo Presidente Jair Messias Bolsonaro.

Fonte Olhar Notícias

Comentários

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Olhar Notícias, não reflete a opinião deste Portal.