Família Picinni de Terra Nova do Norte recebe Prêmio Top Farm MT 2018

Empreendedores da Agricultura Familiar de Terra Nova do Norte tornam-se referência estadual em evento que destaca o Agronegócio de Mato Grosso.
Família Picinni de Terra Nova do Norte recebe Prêmio Top Farm MT 2018

A Top Farm MT 2018 aconteceu na última segunda-feira (02) e premiou os destaques do Agronegócio em Mato Grosso.

Mais de 41 personalidades indicadas e avaliadas criteriosamente por uma comissão julgadora elegeu os vencedores em 19 categorias: Soja, Milho, Suinocultura, Agricultura Familiar, Arroz, Feijão e Pulses, Leite, Pecuária de Corte, Irrigação, Mel, Florestal, Algodão, Bioenergia, Pesquisa, Mulher Destaque, Piscicultura, Integração Lavoura Pecuária, Prêmio pesquisa Dario Minoru, Girassol e Milho Pipoca, e o Prêmio Especial Farm Show, concedido especialmente a um dos concorrentes.

O evento aconteceu no Centro de Convenções Primacredi em Primavera do Leste e contou com a presença do Prefeito de Terra Nova do Norte, Valter Kunh, que foi acompanhar e prestigiar a Família Picinni que conquistou o 1º lugar na Categoria Agricultura Familiar.

Em uma área de pouco mais de 20 hectares localizada na 8ª Agrovila a família atua em diversas frentes de cadeias produtivas, tais como:

Fruticultura - com mais de 20 espécies de frutas produzidas e comercializadas In Natura e de forma Industrializada (Polpas – 4 Tonelas/Mês).

Suinocultura – criação de suínos para o consumo próprio e aquisição de carne de porco inspecionada para fabricação de embutidos e defumados.

Pecuária Leiteira – manejo de gado leiteiro para produção de leite e seus derivados (queijo, ricota, nata).

Piscicultura – em dois tanques de aproximadamente 200 M² de lâmina de água onde são cultivados inicialmente peixes da espécie Tabatinga.

Segundo o Patriarca Sr. Ari Picinni, a mais de 28 anos a família está em cima deste pedaço de terra no município e pelo menos há 13 anos lida com a atividade agropastoril, promovendo o desenvolvimento rural de forma sustentável, ou seja, com foco na diversificação de culturas e rotatividade, sempre se levando em consideração os aspectos ecológicos e ambientais. Neste contexto a mão-de-obra é praticamente familiar.      

“Em nossa propriedade a renda gira entorno de R$ 12.000,00 e R$ 15.000,00 ao mês. Por meio das linhas de crédito adquirimos máquinas, equipamentos e implementos, que agregados ao conhecimento e experiência que temos na lida, conseguimos produzir mais e com maior qualidade. Realmente é uma engrenagem que trabalha em harmonia e que garante o sustento de todos os membros da família e alguns colaboradores. Não posso esquecer-me de agradecer a COOPERNOVA que tem nos auxiliado no processo de assistência técnica e pesquisas, sempre que necessitamos”, declarou o Produtor Ari Picinni.

O Prêmio Top Farm MT 2018 foi recebido pelo filho e produtor rural Terranovense, Odair Picinni, que na oportunidade representou o setor produtivo do município. Em um telão de LED ele fez o seu emocionante depoimento da história de evolução, crescimento, desenvolvimento e sucesso do empreendimento rural familiar referencial para todos os 141 municípios de Mato Grosso.

Em entrevista concedida a imprensa estadual, o Prefeito Valter Kuhn enalteceu o trabalho pioneiro da Família Picinni na Agricultura Famíliar de Terra Nova do Norte e do Estado. Ele lembrou das dificuldades enfrentadas pelos agricultores, o pioneirismo no processo de mecanização da área, as estratégias usadas para minimizar os impactos ambientais, a promoção da diversificação de culturas e principalmente a capacidade de produzir mais e com excelência de qualidade.

“Além do prêmio outorgado por renomadas instituições públicas e privadas do Setor Produtivo de Mato Grosso, e de parabenizar e felicitar a Família Picinni, minha função quanto Prefeito Municipal de Terra Nova do Norte é propor a título de contrapartida a prestação de um serviço público de qualidade no que tange a recuperação de estradas, construção de pontes e bueiros, mas também de fortalecer a parceria junto a SEAF-MT, SENAR-MT, EMBRAPA, COOPERNOVA, entre outros órgãos para promover os devidos incentivos para que a Agricultura Familiar continue prosperando em nosso município, que é essencialmente agrícola”, disse o Prefeito Valter Kuhn.   

Fonte Notícia Vip

Comentários

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Olhar Notícias, não reflete a opinião deste Portal.