Comissão pede cassação de vereador suspeito de cobrar 'mensalinho' de servidores de gabinete.

Três servidores contaram que repassavam parte do salário para uma assistente do parlamentar de Sinop. Relatório da comissão deve ser votado em sessão extraordinária.
Comissão pede cassação de vereador suspeito de cobrar 'mensalinho' de servidores de gabinete.

Uma Comissão de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara de Vereadores de Sinop, a 503 km de Cuiabá, pediu a cassação do mandato do vereador Fernando Heliodoro Brandão (PR) por receber um 'mensalinho', arrecadando parte dos salários de funcionários lotados no gabinete dele. O relatório final da comissão, concluído no dia 12 de junho, deve ser votado em uma sessão extradionária que ainda não teve data marcada.

O G1 tentou, mas não consegiu localizar a defesa do parlamentar.

O relatório leva em consideração o depoimento de três ex-servidores do vereador, ouvidos pelos membros da comissão. Eles relataram que efetuavam repasses mensais dos próprios salários a uma assistente do parlamentar.

Uma servidora, contratada em julho de 2015, afirmou que combinou de repassar R$ 1,8 mil do salário de R$ 4 mil a assistente do vereador, supostamente a pedido dele. No entanto, depois de um acidente, ela não continuou a realizar os repasses e teria sido ameaçada pelo parlamentar.

Outro funcionário contou que chegou a entregar os valores integrais de dois salários a assistente do vereador. No entanto, depois de questionar a ordem, ele contou que foi ameaçado e mudou de cidade. Ainda segundo o servidor, o dinheiro da rescisão contratual dele foi sacado pela assistente do parlamentar.

Durante os depoimentos colhidos pela comissão, a defesa de Brandão negou todas as acusações.

No relatório final, a comissão entende a prática de "mensalinho" como "extorsão parcial ou total de valores proveniente de salários de subordinados"

De acordo com o presidente da comissão, o vereador Joacir Testa (PDT), o relatório deve ser lido e votado em uma sessão extraordinária, que não teve a data definida.

Fonte G1 MT

Comentários

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Olhar Notícias, não reflete a opinião deste Portal.