Confirmada segunda morte por Influenza no Estado

Exames confirmaram que a paciente morreu no último dia 8 de abril, vítima do vírus O, em Tangará da Serra.
Confirmada segunda morte por Influenza no Estado

A Secretaria de Saúde de Tangará da Serra (a 242 quilômetros ao Médio-Norte de Cuiabá) confirmou, na segunda-feira (23), que uma paciente morreu no último dia 8 de abril vítima do vírus da influenza. A doença foi detectada após exames feitos em Cuiabá.

De acordo com informações, no último dia 7, Ela chegou à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município com tosse e fortes dores no peito. Porém, não resistiu e morreu.

Esta é a segunda morte confirmada no Estado pelo vírus H1N1. No domingo (22), a Secretaria de Estado de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica Estadual, recebeu a confirmação de uma morte, mas o nome da vítima ainda não foi revelado pelas autoridades.

No entanto, outras três mortes são investigadas no Estado. O material foi coletado para exames.

Há notificação de 56 casos suspeitos de influenza em Mato Grosso. Desses, 21 casos a suspeita é de Influenza H3N2 e 35 casos podem ser de H1N1.

Entre os casos investigados está o da professora Camila Ramos de Souza, de 29 anos, que pode ter morrido por complicações do vírus Influenza. 

A morte foi registrada no domingo (15), no Hospital Regional de Sorriso, onde ela estava internada. O laudo deve sair em 30 dias.

Influenza

A influenza é uma doença infecciosa aguda de origem viral que acomete o trato respiratório, ocorrendo em epidemias ou pandemias e frequentemente se complicando pela associação com outras infecções bacterianas.

De acordo com informação da Vigilância Epidemiológica, a transmissão dos vírus influenza se dá por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também acontece por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz).

Devido a isto, orienta para que se a pessoa estiver com febre, dor de cabeça, dor nos músculos, calafrios, tosse, espirros, coriza, rouquidão, diarreia, fraqueza e náuseas, que procure um atendimento médico com urgência.

Para evitar contaminação, a dica é adotar cuidados simples como: lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar; evitar tocar o rosto; não compartilhar objetos de uso pessoal; além de evitar locais com aglomeração de pessoas.

Vacinação

A campanha nacional de vacinação tem como público prioritário os idosos, crianças com até cinco anos de idade, gestantes, mãe pós-parto e profissionais da saúde e da educação.

Quem não puder tomar a vacina deve se consultar e receber medicamento na rede municipal de saúde.  O diagnóstico precoce e o tratamento adequado impedem a evolução negativa do quadro de saúde do paciente. Já a vacina é aplica em dose única e combate três vírus diferentes da gripe influenza e previne a doença.

Fonte RepórterMT

Comentários

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Olhar Notícias, não reflete a opinião deste Portal.