Governo autoriza reajuste anual de até 4,7% nos preços

O ajuste nos preços de medicamentos é baseado no Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).
Governo autoriza reajuste anual de até 4,7% nos preços

Medicamentos serão reajustados a partir desta sexta-feira (31), em até 4,76%, o menor índice dos últimos 3 anos. As majorações serão aplicadas em 3 níveis, com índices que variam do mínimo de 1,36% até o máximo de 4,76%, aponta o Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos do Estado de Mato Grosso (Sincofarma), com base em informações divulgadas pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (Cmed). O reajuste foi oficializado por meio de publicação no Diário Oficial da União (D.O.U.) desta sexta-feira (31).

No ano passado, o governo aprovou aumento de 12,5% sobre os preços dos medicamentos. Em 2015, os fabricantes reajustaram os produtos farmacêuticos entre o mínimo de 5% ao máximo de 7,7%. Para a definição dos percentuais é considerado o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), acumulado entre março do último ano e fevereiro do ano atual, calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística ((IBGE). Entram no cálculo, ainda, fatores como a produtividade da indústria e a variação de custos dos insumos, além da concorrência no mercado. Em 2014, o percentual máximo aprovado foi de 5,68%.

Conforme o texto do documento oficial, o ajuste nos preços de medicamentos é baseado no Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), bem como nos fatores de produtividade industrial, concorrência no setor e variação dos custos dos insumos.

Fonte O Documento

Comentários

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Olhar Notícias, não reflete a opinião deste Portal.