Mutirão de Cirurgias de Catarata em Peixoto de Azevedo

Foram mais de 229 pacientes da região beneficiados com o procedimento pelo SUS
Mutirão de Cirurgias de Catarata em Peixoto de Azevedo

Os pacientes diagnosticados com problemas de catarata e que foram regulados pela Central de Regulação do município de Peixoto de Azevedo passaram por procedimentos cirúrgicos eletivos no último final de semana no Hospital Regional.
 
No total 229 pessoas de Peixoto de Azevedo, Matupá, Guarantã do Norte, Novo Mundo e Terra Nova do Norte foram atendidas de forma gratuita através do Sistema Único de Saúde (SUS), onde a Secretaria Municipal de Saúde proporcionou todo apoio logístico para realização dos procedimentos.
 
“O mutirão de cirurgias deveria ser realizado ainda em 2020, porém devido a pandemia do covid-19 houve a suspensão por orientação do próprio Ministério da Saúde”, disse a Diretora do Hospital Regional, Veroní Pansera.
 
Um grupo de acadêmicos de Enfermagem da UNIFAMA esteve dando suporte no pré-operatório fazendo a aferição da pressão arterial e o exame de glicemia dos que seriam posteriormente operados.
 
Coube a Central de Regulação desenvolver a interlocução com as Unidades Básicas de Saúde para o atendimento de demanda para cirurgias de catarata, bem como a Secretaria de Saúde providenciou os demais exames pré-operatórios exigidos e obrigatórios.
 
A catarata é responsável por mais da metade dos casos de cegueira reversível no mundo. Com a cirurgia será possível recuperar por completo a visão perdida do paciente Peixotense.
A cirurgia de catarata é considerada simples, uma vez que adota métodos cirúrgicos seguros e a recuperação é bastante rápida, leva em torno de 20 minutos para ser realizada e não requer internação hospitalar.
 
“Estamos trabalhando para zerar a fila de espera. A pandemia provocou atrasos que esperamos recuperar já nos primeiros meses de 2022. Nossa Central de Regulação e Postos de Saúde estão atuando para levantamento situacional de casos da doença e dentro do planejamento, iremos desenvolver novos mutirões de nível local e regional. Essa é a determinação do Prefeito Maurício Ferreira de Souza, pois a cirurgia impacta positivamente no socioemocional, saúde mental e principalmente na independência em atividades do dia-a-dia do paciente”, comentou o Secretário de Saúde, Gilberto Cavalheiro.

Fonte Olhar Notícias

Comentários

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Olhar Notícias, não reflete a opinião deste Portal.