Laboratório de MT recebe 100 kits do MS para diagnóstico da Covid-19

Laboratório é referência para exames do novo coronavírus.
Laboratório de MT recebe 100 kits do MS para diagnóstico da Covid-19

O Laboratório Central do Estado (Lacen), em Cuiabá, recebeu 100 kits do Ministério da Saúde para a realização de testes para detectar o novo coronavírus. Os kits começam a ser usados a partir desta quinta-feira (19).

A medida pretende ampliar a capacidade laboratorial para diagnóstico do vírus.

A diretora do Lacen, Elaine Cristina de Oliveira, explicou que, para fazer o teste, o paciente precisa apresentar os sintomas da Covid-19 e ter histórico de viagem para outro país ou para algum estado do Brasil que já têm transmissão comunitária.

“O ministério ficou de fazer a entrega semanal desses kits, por causa da produção que está sendo realizada, mas independente da remessa entregue pelo ministério, também realizamos uma compra de outros kits para conseguir auxiliar nessas análises”, disse.

Desde o dia 3 de março, o Ministério da Saúde aumentou a autonomia dos estados em relação aos casos de coronavírus e está descentralizando os testes para identificação da doença.

Para alcançar esse objetivo, se comprometeu em enviar aos laboratórios de referência dos estados, kits específicos para a realização desses exames. Inicialmente, o diagnóstico era realizado apenas pela Fiocruz, no Rio de Janeiro.

Casos

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) investiga 25 novas suspeitas de coronavírus em Mato Grosso. O número foi atualizado no boletim epidemiológico da SES publicado nesta quarta-feira (18).

Os casos são em Cuiabá (6), Araputanga (4), Aripuanã (2), Cáceres (1), Campo Novo (1), Campo Verde (1), Ipiranga do Norte (1), lucas do Rio Verde (1), Nova xavantina (2), Rondonópolis (4), São José do Rio Claro (1) e Sinop (1).

Os dois casos suspeitos que apresentaram diagnóstico em laboratório privado, nos municípios de Cuiabá e Rondonópolis, a 218 km da capital, aguardam a realização de exames de contraprova no Laboratório Central de Saúde Pública do estado (Lacen), para validação do resultado divulgado.

O estado apresentou, até o momento, 49 casos suspeitos. Desses, sete foram descartados e 17 foram excluídos por não preencherem critérios de definição. Três casos apresentaram resultados positivo para Influenza B.

Medidas

O governador Mauro Mendes (DEM) anunciou nesta quarta-feira (18) novas medidas de contenção do coronavírus em Mato Grosso. Mendes autorizou as concessionárias e permissionárias a suspender o transporte coletivo intermunicipal no estado, bem como determinou que deverão adotar todas as medidas de assepsia no interior dos veículos, de acordo com as normas sanitárias vigentes, cabendo aos órgãos regulatórios estaduais e municipais executar a fiscalização.

No âmbito da saúde, o governador determinou a contratação emergencial de profissionais.

Também fica recomendada ao setor privado a suspensão de eventos que concentrem mais de 50 pessoas em ambientes fechados e mais de 100 em ambientes abertos, a exemplo de atividades em feiras, academias, cinemas, clubes, missas, bares, restaurantes e boates.

O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) cancelou todos os eventos que estavam programados para a próxima semana. O órgão também suspendeu, de 18 a 31 de março, o atendimento presencial ao público em geral nas zonas eleitorais, centrais de atendimento ao eleitor e demais unidades/postos eleitorais em todo o estado.

Entre outras medidas tomadas no estado em razão da pandemia de coronavírus pelo mundo está a suspensão das cirurgias eletivas realizadas no Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), para que os leitos fiquem à disposição de pacientes vítimas do coronavírus.

O Ministério Público Estadual (MPE) permitiu que membros, servidores e estagiários do órgão que retornarem de quaisquer países atingidos por contaminação do Coronavírus (SARS – CoV-2) ou que tiverem contato com pessoas que passaram por essas localidades possam exercer as atividades funcionais em regime excepcional de teletrabalho, durante 14 dias, contados da data do retorno ou do contato.

O 65º concurso Miss Mato Grosso 2020 foi adiado por conta do avanço do coronavírus no país. O anúncio foi feito pela coordenação do evento neste sábado (14). O concurso ocorreria no dia 20 de março em Cuiabá.

Universidades públicas e privadas de Cuiabá e Várzea Grande, região metropolitana, suspenderam as aulas, nessa segunda-feira (16), como forma de prevenção a pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Escolas particulares de Cuiabá também decidiram antecipar as férias de julho, conforme orientação do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado de Mato Grosso (Sinepe-MT) e do Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos Ensino do Estado de Mato Grosso (Sintrae-MT), divulgada nesta terça-feira (17).

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu nessa terça-feira (17) adiar a eleição para senador em Mato Grosso. A eleição estava marcada para 26 de abril e tinha sido determinada pelo tribunal para escolher o substituto da senadora Juíza Selma Arruda (Podemos-MT).

A Defensoria Pública de Mato Grosso publicou, nesta terça-feira (17), uma portaria que suspende o atendimento presencial em todas as suas unidades por 15 dias, como medida de prevenção ao contágio pelo coronavírus.

Fonte G1 MT

Comentários

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Olhar Notícias, não reflete a opinião deste Portal.