Pacientes da região estão sem transporte na Casa de Apoio em Cuiabá

Vereador Paulistinha denuncia que Van está quabrada ha mais de 04 meses
Pacientes da região estão sem transporte na Casa de Apoio em Cuiabá

Pacientes de quatro municípios do extremo norte encaminhados pelas Secretarias de Saúde para exames mais complexos, consultas especializadas e até mesmo para procedimentos cirúrgicos na capital do estado de Mato Grosso, estão denunciando o descaso do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Peixoto - CISVP, que é presidido pelo Prefeito de Peixoto de Azevedo, Maurício Ferreira de Souza, mas que atende os municípios de Terra Nova do Norte, Matupá e Novo Mundo.  

Eles reclamam que não estão sendo assistidos com o serviço de transporte de pacientes para os hospitais e clínicas credenciadas pelo Sistema Único de Saúde – SUS, sendo obrigados a gastarem de R$ 50,00 a R$ 100,00 por dia com Taxi e UBER para não perderem os agendamentos de consultas, exames, cirurgias e tratamentos de saúde.

Mensalmente cerca de 500 pessoas passam pela Casa de Apoio que é mantida pelos municípios consorciados, que até então eram transportados em uma Van adquirida em meados de 2015/2016 quando o Ex-Prefeito de Peixoto de Azevedo, Sinvaldo Santos Brito, presidia o consórcio de saúde.

O vereador, Nilmar Nunes Miranda (Paulistinha), recebeu fotos e áudios denunciando a calamidade da Van que está parada há mais de quatro meses com problemas mecânicos, de freios, pneus e ar-condicionado, ou seja, o veículo está praticamente abandonado e inservível no pátio da Casa de Apoio.

“São crianças, jovens e idosos que estão enfermos e dependem exclusivamente do SUS para terem acesso a um tratamento mais eficaz, tecnológico, sofisticado e especializado em Cuiabá. Nosso povo está padecendo devido a falta de gestão deste prefeito, que também está a frente do Consórcio Intermunicipal de Saúde. Peço pelo amor de Deus, cumpra o compromisso assumido com os Prefeitos Valtinho Miotto, Walter Kuhn e Toni Mafini, bem como com todos os secretários municipais de saúde, principalmente com a população regional, pois o Prefeito Maurício Ferreira usou o rádio, a televisão e os sites para anunciar que tinha dinheiro em caixa para comprar um micro-ônibus para a Casa de Apoio, e cadê? Esses cidadãos merecem respeito”, criticou Paulistinha.

O legislador Peixotense disse que existem denúncias, que serão averiguadas, quanto ao guarda da Casa de Apoio e o motorista da van que está de férias, mas que faz bico como UBER ou Taxista tendo como ‘ponto’ a referida instituição.

Ele disse ser inadmissível que o Presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde, Maurício Ferreira de Souza, deixe de adquirir prioritariamente 01 Micro-ônibus inclusive com elevador para portadores de necessidades especiais, para comprar 01 veículo Toyota Etios 0 Km que foi entregue em maio/2019 aos técnicos do CISVP.

“Isso é um absurdo, irmãos, pais, filhos, amigos e outros adoentados na Casa de Apoio precisando ser transportados até as clínicas, hospitais e consultórios de Cuiabá, tendo que se humilhar e gastar o pouco que tem para ter o mínimo de dignidade no transporte, enquanto o presidente compra carro para transportar documentos”, salientou o vereador Paulistinha.

Pelas informações colhidas, os cidadãos que estão se sentindo lesados deverão procurar em seus respectivos municípios o Ministério Público Estadual para que intervenha e faça se cumprir o compromisso assumido de garantir transporte seguro e confiável aos pacientes, até porque, já havia sido anunciado que recursos financeiros para proceder a aquisição já estavam assegurados, faltando tão somente a abertura de processo licitatório.

Fonte Redação

Comentários

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Olhar Notícias, não reflete a opinião deste Portal.