SEAF-MT e Prefeitura fomentam agricultura familiar

Secretário Estadual Silvano Amaral visita propriedades rurais modelo em diversificação de culturas em União do Norte
SEAF-MT e Prefeitura fomentam agricultura familiar

O Secretário de Estado de Agricultura Familiar cumpriu uma série de visitações a pequenas propriedades rurais do distrito União do Norte. Na oportunidade ele esteve acompanhado do Secretário Municipal de Agricultura, Alan Aires e dos vereadores Evandro Kommers, Mário do Gás, Chiquinho Aboiador e Eliege Khrul.
 
Uma das visitas foi ao Sítio do Sr. José Santa Inês onde em uma área de 17 alqueires dá um exemplo de planejamento, organização e diversificação de culturas.
 
Com assistência técnica, patrulhas mecanizadas, implementos e insumos como calcário, o agricultor familiar, José Santa Inês, produz diversos tipos de frutas, possui criações de porcos, peixes, aves, gado leiteiro, cultiva verduras e hortaliças, dentre outros alimentos que são consumidos pela família e também são inseridos no mercado regional com apoio logístico de transporte da produção.
 
Segundo Zé Santa Inês, essa ajuda é fundamental, pois esse incentivo aos pequenos produtores rurais em equipamentos, implementos, máquinas e insumos agrícolas, incrementam e estruturam as áreas de plantio fazendo com que o agricultor tenha o retorno de seu trabalho com o aumento da produtividade e o incremento de sua renda familiar.
 
O Secretário de Estado de Agricultura Familiar, Silvano Amaral, parabenizou o Plano de Trabalho do Prefeito Maurício Ferreira de Souza no setor e garantiu que o Governo de Mato Grosso ampliará todas as políticas públicas que fomentam as cadeias produtivas, como a ampliação do número de patrulhas agrícolas, caminhões refrigerados, insumos agrícolas, equipamentos para industrialização dos alimentos, assistência técnica, melhoramento genético do gado leiteiro, entrega de kits de irrigação, aquisição de PC para abertura de bebedouros e tanques de piscicultura, qualificação profissional rural e outras ações que potencializem a produção e que efetivamente deem dignidade e condições aos pequenos produtores de Peixoto de Azevedo e União do Norte de permanecerem no campo.
 
O Secretário Municipal de Agricultura, Alan Aires, agradeceu em nome do Prefeito Maurício Ferreira de Souza a SEAF-MT pelos convênios e termos de cooperação técnica que estão transformando a vida dos agricultores familiares nos 11 Projetos de Assentamentos Rurais de Peixoto de Azevedo.
 
“Esse apoio a agricultura familiar tem papel fundamental na segurança alimentar e nutricional, bem como na geração de emprego e renda no campo. Nossa missão é motivar e incentivar a manutenção de pequenos produtores nas suas propriedades de origem, prosperando no campo e impedindo cada vez mais o êxodo rural”, salientou Alan Aires.

Fonte Olhar Notícias

Comentários

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Olhar Notícias, não reflete a opinião deste Portal.