Secretaria promove ações de incentivo a Agricultura Familiar

Seis patrulhas mecanizadas atuam no preparo da terra nas chácaras produtivas e assentamentos rurais de Peixoto de Azevedo
Secretaria promove ações de incentivo a Agricultura Familiar

O Secretário de Agricultura Alan Aires e os vereadores Evandro Kommers e Gleisson Noleto estiveram na região das Chácaras Produtivas acompanhando o serviço de preparação da terra através de gradeamento desenvolvido pela patrulha mecanizada direcionada exclusivamente para a agricultura familiar.
 
Nesta pequena área o produtor, Romildo Soares dos Santos, estará implantando o projeto de cultivo de hortaliças no sistema hidropônico, ou seja, ao invés de crescerem no solo as raízes das vegetações crescem em soluções de água dotadas de nutrientes. Nos próximos dias a estufa estará sendo construída para a instalação dos reservatórios, calhas, tubos e o composto de brita, areia ou outros materiais.
 
Com o gradeamento e nivelamento da terra e a assistência técnica a ser oferecida pelos engenheiros agrônomos e técnicos agrícolas da Secretaria de Agricultura, o chacareiro ampliará o processo de diversificação de culturas em sua propriedade, onde já conta com o plantio de cupuaçu, pequi, mexerica, coco-da-bahia, mandioca e uma série de hortaliças, frutas e verduras predominantes da região.
 
A expectativa é de que sejam cultivados mais de 10.000 pés de alfaces, rúculas, tomates, moranguinhos e outros de alto padrão de qualidade, pois As plantas ficam em um ambiente mais controlado e protegido contra pragas e doenças.
 
“Daremos todo suporte de apoio através das patrulhas e implementos agrícolas, bem como, por meio da nossa equipe de assistência técnica de campo. Esses chacareiros poderão contar inclusive com a participação da secretaria de agricultura no processo de ingresso do produto no mercado local e regional”, disse o Secretário Alan Aires.
 
Os vereadores Evandro Kommers e Gleisson Noleto parabenizaram a iniciativa da Secretaria de Agricultura em colocar de forma efetiva seu corpo técnico e os equipamentos a disposição dos pequenos agricultores, como forma de potencializar as cadeias produtivas que fomentam a geração de emprego e renda nas chácaras e sítios aos arredores da cidade e nos 11 projetos de assentamentos rurais.

Fonte Olhar Notícias

Comentários

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Olhar Notícias, não reflete a opinião deste Portal.