Caos na Saúde Peixotense

Unidades Básicas precárias, aparelhos e equipamentos danificados, falta de medicamentos e matagal nos pátios.
Caos na Saúde Peixotense

Enquanto municípios como Nova Santa Helena, Terra Nova do Norte, Matupá, Guarantã do Norte e Novo Mundo avançam na área da Atenção Básica, onde os gestores investem na melhoria das estruturais físicas das Unidades Básicas de Saúde e Postos de Saúde da Família, a cidade de Peixoto de Azevedo vai na contramão dos anseios prioritários e de maior necessidade por parte da população.

Essas foram as considerações feitas pelo Vereador, Paulinho do Posto, que foi convidado pelos moradores dos Bairros Nova Esperança e Aeroporto para visitar e conhecer a real situação dos postos de saúde das comunidades, a solicitação também partiu de agentes comunitários de saúde, médicos, enfermeiros, técnicos e odontólogos que prestam serviços nas unidades.

“Nós encontramos o matagal tomando conta dos pátios, goteiras e infiltrações, pinturas deterioradas, móveis e aparelhos danificados, climatização precária, enfim, uma série de problemas estruturais que desmotivam quem trabalha no atendimento aos cidadãos, e pior ainda, sem o mínimo de conforto, segurança e dignidade aos pacientes e aos próprios servidores públicos. Um verdadeiro descaso com o setor de saúde, que não recebeu ao longo dos últimos três anos um centavo se quer de investimento em reforma, manutenção e reaparelhamento”, disse o vereador Paulinho do Posto.

O legislador também encontrou durante a sua visitação problemas em diversos aparelhos e equipamentos de saúde, muitos estragados há meses, dificultando o diagnóstico das enfermidades, atendimento do pré-natal e os procedimentos médicos e de enfermagem.

“É um absurdo, os médicos, enfermeiros, técnicos e odontólogos reclamam da falta de material, aparelhos danificados e até mesmo insuficiência de medicação básica e vacinas. As equipes multiprofissionais se sentem acuadas, por que estão com suas atividades comprometidas por falta de investimento, e os mesmos ficam limitados para desenvolver um atendimento mais eficiente e humanizado, e acabam levando a culpa diante de tamanha falta de gestão e visível descomprometimento da atual gestão com a atenção básica, que por sua vez é de sua responsabilidade”, comentou o vereador Paulinho.

O parlamentar lembrou que na mesma situação estão as Unidades Básicas dos Bairros Liberdade, Mãe de Deus e as duas do Distrito União do Norte.

“A gente se sente até envergonhado quanto vereador, afinal essa cobrança não é de hoje, pois os recursos estaduais e federais estão sendo repassados para Peixoto de Azevedo, assim como para os demais municípios do Vale do Peixoto, e devido a inexistência de organização, planejamento, gestão administrativa e evidente falta de vontade política a municipalidade padece pela caótica situação da saúde pública em nosso município, até parece que o Prefeito está virando as costas para o povo que o elegeu. Esperamos que algo seja feito em caráter de urgência”, finalizou Paulinho do Posto (MDB).

Paulinho enalteceu e parabenizou os servidores públicos da saúde e pediu desculpas aos mesmos, que trabalham com dedicação e muito profissionalismo para acolher os pacientes em suas necessidades, mas que infelizmente a administração do Prefeito Maurício Ferreira de Souza não acompanha este ritmo e deixa a desejar, chegando a ser considerada a pior gestão na área de saúde ao longo dos quase 34 anos de emancipação político administrativa de Peixoto de Azevedo.

Fonte Olhar Notícias

Comentários

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Olhar Notícias, não reflete a opinião deste Portal.