Saúde do Garimpeiro chega a região da Cuamba e Troca-Tiro

Mais de 40 atendimentos na área de saúde preventiva
Saúde do Garimpeiro chega a região da Cuamba e Troca-Tiro

Aconteceu nesta terça-feira (13) mais uma etapa do Projeto ‘Saúde do Garimpeiro’.

A Caravana da Saúde composta por profissionais do Escritório Regional de Saúde, Secretaria Municipal de Saúde, COOGAVEPE e estagiários do CINEP (Centro Integral de Educação Profissionalizante) estiveram em dois garimpos da região da Cuamba e Troca-Tiro no município de Peixoto de Azevedo.

A Diretora do Escritório Regional de Saúde, Ana Campos, informou que o projeto pioneiro em Mato Grosso e no País está levando para as frentes de lavras garimpeiras do Vale do Peixoto, diversos serviços preventivos na área de saúde.

O Secretário de Saúde, Madson Fontoura, destacou que a prefeitura mobilizou uma equipe multiprofissional composta por enfermeiros, técnicos de enfermagem, médicos, agentes de epidemiologia, auxiliares de laboratório e médico para desenvolver a ação de saúde preventiva.

Foram oferecidos serviços de aferição da pressão arterial, exame de glicemia para detecção de diabetes, atualização da carteira de vacinação, vigilância e eliminação do tracoma, testes rápidos de infecções sexualmente transmissíveis, HIV/Aids e das Hepatites Virais, busca ativa de casos de hanseníase e malária, prevenção e combate a verminose, distribuição de preservativos, panfletagem e consultas médicas.

Foram atendidos entorno de 40 trabalhadores de mineração, ou seja, garimpeiros que acessaram os serviços da atenção básica de saúde em seu próprio ambiente laboral. Muitos deles a anos sem passar por uma consulta médica ou até mesmo uma simples orientação farmacêutica e de enfermagem para sanar dúvidas e desconhecimentos sobre sua condição de saúde, por mera vergonha, ansiedade e principalmente restrição de tempo.

“O Projeto ‘Saúde do Garimpeiro’ tem sido uma referencia no estado em prevenção primária e engloba ações para evitar a ocorrência da doença e suas estratégias são voltadas para a redução da exposição aos fatores de risco. O objetivo é aproximar a rede de saúde da população com informações e serviços especializadas sobre promoção à saúde e o aumento da qualidade de vida e bem estar dos garimpeiros”, disse a Técnica da COOGAVEPE, Kauane Karla.

Fonte Olhar Notícias

Comentários

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Olhar Notícias, não reflete a opinião deste Portal.