Garimpeiros cumprem Plano de Recuperação de Área Degradada

COOGAVEPE presta assistência e consultoria técnica para renovação da Licença Ambiental de Operação na região Vale do Rio Peixoto.
Garimpeiros cumprem Plano de Recuperação de Área Degradada

A nossa equipe de reportagem acompanhou mais uma vistoria técnica da equipe ambiental da Cooperativa de Garimpeiros do Vale do Rio Peixoto – COOGAVEPE.
Desta vez o deslocamento foi a cerca de 18 Km de Peixoto de Azevedo na região conhecida como ‘Troca-Tiro’.

Inicialmente foi afixado na sede administrativa do garimpo o ‘Mural Informativo’, onde constam os documentos inerentes a legalização da atividade junto aos órgãos competentes (Licenças Ambientais) entre outros informes de interesse da classe garimpeira.

Logo em seguida os Técnicos do Departamento Ambiental vistoriaram os serviços desenvolvidos pelo ‘Gestor Cooperado’ no que tange ao fechamento das cavas exauridas e a fase de nivelamento da área de 25 hectares, que ainda receberá a correção orgânica do solo e posteriormente plantio de sementes de pastagens. Também será feito o plantio de mudas para a regeneração das espécies florestais nativas, exóticas e frutíferas.

Na localidade, ao longo de 10 anos ocorreu a exploração mineral aurífera e neste contexto ficou evidente o cumprimento das metas e obrigatoriedades da legislação concernentes ao Plano de Recuperação de Área Degradada – PRAD, possibilitando a emissão e o encaminhamento do relatório técnico detalhado requerendo a renovação dos Licenciamentos para Lavra Garimpeira de Ouro.

Durante a visitação percebeu-se a dinâmica e o planejamento da frente de garimpagem, na abertura das pistas, no sistema de reuso da água em circuito fechado, utilização de maquinários pesados na otimização da produção e as precauções necessárias para minimizar drasticamente os impactos ambientais na atividade de extrativismo de ouro.

Outro fator positivo diz respeito a infraestrutura implementada no garimpo, que conta com Central de Amalgamação, Alojamentos Humanizados, Refeitório, Almoxarifado, Banheiros Individualizados, entre outras dependências cuidadosamente aparelhadas.

A Cooperativa de Garimpeiros do Vale do Rio Peixoto continua comprometida no sentido de trabalhar ações e projetos de saúde, segurança no trabalho, gestão econômica, educação ambiental e manutenção da legalização da atividade mineral dentro dos preceitos exigidos pelos órgãos governamentais fiscalizadores.

Estiveram presentes a campo o Biólogo Josimar Passos, o Técnico Ambiental Elcio Pereira, a Assistente Kauane Karla e a equipe de Comunicação da COOGAVEPE.

Fonte Olhar Notícias

Comentários

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Olhar Notícias, não reflete a opinião deste Portal.