Médico faz palestra sobre Saúde do Trabalhador Garimpeiro

Dr. José Agnaldo do HR de Peixoto de Azevedo palestrou para mais de 30 Balseiros de Mineração.
Médico faz palestra sobre Saúde do Trabalhador Garimpeiro

Durante reunião da COOGAVEPE – Cooperativa de Garimpeiros do Vale do Rio Peixoto, com a participação dos cooperados que atuam na modalidade de mineração com balsas (Dragas) no Rio Peixoto, esteve palestrando no auditório da Câmara de Vereadores, o Médico - Clínico Geral, Dr. José Agnaldo Paranhos.

Na oportunidade ele enfocou os potenciais riscos à integridade física dos trabalhadores que fazem mergulhos, desde riscos físicos, ergonômicos, químicos, biológicos e até mesmo acidentes.  

Os principais agravos à saúde detectados no desenvolvimento da atividade incluem infecções respiratórias, dorsalgias, dermatoses e manifestações clínicas relacionadas com Barotrauma - uma manifestação patológica ligada a variações de pressão no interior do corpo.

Dr. José Agnaldo orientou os presentes sobre os cuidados e precauções no trabalho e a busca de atendimento médico imediato quando do acometimento por algum tipo de enfermidade, pois várias sequelas podem ser evitadas.

O que se espera é que o garimpeiro preserve mais sua saúde e vida, a começar pela utilização de equipamentos de proteção individual e a realização de consultas médicas com maior frequência, pois a avaliação preventiva pode detectar doenças mais precocemente, viabilizando assim o tratamento e a cura.

Fonte Olhar Notícias

Comentários

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Olhar Notícias, não reflete a opinião deste Portal.