PSF 04 e NASF ação de combate ao Tabagismo

Palestra orientativa sobre os malefícios do tabaco foi desenvolvida junto a comunidade.
PSF 04 e NASF ação de combate ao Tabagismo

A Secretaria de Saúde de Peixoto de Azevedo realizou com sucesso a palestra orientativa a comunidade assistida pelo Posto de Saúde da Família 04. Esteve em foco os malefícios causados pelo tabaco a saúde das pessoas.

O evento fez parte das comemorações alusivas ao Dia Mundial de Combate ao Tabagismo, comemorado em 31 de maio.

A equipe multiprofissional do Núcleo de Apoio a Saúde da Família – NASF, prestou informações e orientações, além de apresentar os dados oficiais quanto aos mais de cinquenta problemas de saúde provocados pelo tabaco, dentre os quais, destacam-se: infarto do miocárdio, enfisema pulmonar, derrame, câncer de pulmão, traqueia, laringe e brônquio, impotência sexual no homem, infertilidade da mulher, hipertensão e diabetes.

Muitos desconhecem que o Sistema Único de Saúde (SUS) garante tratamento gratuito, disponibilizando medicamentos, além de fornecer acompanhamento profissional aos que desejam parar de fumar.

Outro agravante é que as pessoas que não fumam diretamente também correm sérios perigos. Os chamados fumantes passivos, quando comparados a grupos que não possuem contato com o tabaco, possuem risco aumentado de desenvolver câncer de pulmão e doenças cardiovasculares e respiratórias, como a asma e pneumonia. Além disso, bebês de mães fumantes podem nascer prematuramente ou então apresentarem baixo peso após o nascimento.

A Secretaria de Saúde através de palestras preventivas busca conscientizar a população que o tabagismo é uma doença crônica, mas que possui tratamento.

“Através dos PSFs, Academia de Saúde e o NASF, estamos otimizando todas as ações preventivas ao uso do tabaco. Nesta contextualização dispomos de projetos voltados a prática de exercícios físicos, combate ao sedentarismo, alimentação saudável e até mesmo o tratamento medicamentoso. Creio que iniciativas como esta são salutares para formarmos cidadãos críticos, capazes de fazer opções conscientes, na busca de melhor qualidade de vida”, comentou a Secretária de Saúde, Moaby Ferreira que parabenizou todos os profissionais engajados nesta luta contra o  fumo.

Fonte Olhar Notícias

Comentários

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Olhar Notícias, não reflete a opinião deste Portal.