Presidentes e Diretores do Sicredi Norte MT-PA-RO visitam a COOGAVEPE

Esteve em pauta projeto de Educação Financeira e Linhas de Crédito para Atividade Mineral
Presidentes e Diretores do Sicredi Norte MT-PA-RO visitam a COOGAVEPE

Com objetivo de estabelecer fortes e consolidadas parcerias na modalidade intercooperativas, o Presidente do Sicredi Norte MT-PA, Paulo Roberto Schmid, Presidente da Central Sicredi MT/PA/RO, João Carlos Spenthof, Diretores Executivos Regionais e o Gerente da Unidade Peixotense, fizeram visita de cortesia a sede da Cooperativa de Garimpeiros do Vale do Rio Peixoto – COOGAVEPE.

Além de conhecerem as dependências físicas, distribuídas em departamentos: administrativo, financeiro, jurídico e ambiental, eles tiveram acesso ao setor de exposição do acervo de rochas minerais predominantes na região de abrangência da COOGAVEPE, todas elas doadas pelos próprios garimpeiros cooperados, bem como visualizaram os Painéis da Galeria de Fotos sobre o desenvolvimento tecnológico da atividade de extrativismo mineral com sustentabilidade ambiental.

Na sala de reuniões o Presidente da COOGAVEPE, Gilson Gomes Camboim, palestrou e utilizou de recursos áudios-visuais para enfocar toda dinâmica de atuação da maior cooperativa do ramo de mineração do estado de Mato Grosso, desde sua fundação em 2008, composição do quadro de profissionais, processos de legalização de lavras, projetos de recuperação de áreas degradadas, parcerias público-privadas em pesquisas, ações de caráter social junto aos cooperados e a comunidade, educação ambiental e também da repercussão positiva e significativamente representativa no contexto de arrecadação de tributos e impostos aos cofres dos municípios, estado e a união.

Os Presidentes e Diretores da Cooperativa de Crédito Sicredi Mato Grosso, Pará e Rondônia enalteceram a desenvoltura e a capacidade produtiva da COOGAVEPE em praticamente todos os procedimentos, demandas, atribuições, obrigações e sistemática de crescimento contínuo, sólido e sustentável no campo do cooperativismo. Para eles, são fatores essenciais de credibilidade e confiança perante os órgãos competentes, poderes constituídos e a própria comunidade.

“Temos absoluta certeza que será uma parceria salutar e proativa, entre o Sicredi e a COOGAVEPE. Firmamos este compromisso de trabalharmos juntos para que o garimpeiro cooperado tenha uma espécie de capacitação e consultoria no âmbito da educação financeira de seus negócios e empreendimentos, gerando valores e principalmente cidadania”, disse o Presidente do Sicredi Norte MT-PA, Paulo Roberto Schmid.

Outro fator discutido durante o encontro, diz respeito ao estudo de viabilidade técnica financeira para que o Sicredi disponibilize uma linha de crédito específica para a classe garimpeira, diante da potencialidade e a estabilidade evolutiva observada no setor mineral Mato-grossense.

“Percebemos nitidamente que existe a estabilidade econômica quando os gestores de mineração e garimpeiros estão inseridos no contexto do cooperativismo. Levaremos está proposta apresentada pela COOGAVEPE e esperamos num breve espaço de tempo trazer boas notícias para esses empreendedores”, declarou o Presidente da Central Sicredi MT/PA/RO, João Carlos Spenthof.

O Presidente da COOGAVEPE, Gilson Camboim, lembrou que este ano serão potencializadas as atividades de formalização dos garimpeiros, pois é justamente esta legalização, somada ao cooperativismo, que garantirá direitos e melhores condições de trabalho aos mineradores.

A visitação dos representantes do Sicredi foi finalizada no Garimpo da Porteira, onde o cooperado Valdeci Alves da Costa lhes apresentou a rota de processamento do minério, os altos investimentos aplicados e as necessidades que o empreendimento mineral momentaneamente impõe.  

Fonte Olhar Notícias

Comentários

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Olhar Notícias, não reflete a opinião deste Portal.