Gestores de Garimpo participam de reunião de trabalho

Cooperativa de Garimpeiros convoca gestores de mineração para reunião de trabalho sobre a atividade de extrativismo mineral.
Gestores de Garimpo participam de reunião de trabalho

Aconteceu na noite de ontem (27) reunião de trabalho envolvendo os gestores de garimpo da região Vale do Rio Peixoto. O evento foi convocado pela Diretoria da COOGAVEPE para tratar de assuntos de interesse da classe garimpeira.

Dentre os tópicos mais importantes esteve a atenção dos cooperados aos parâmetros legais obrigatórios para o início e continuidade das atividades de extração de ouro, para que não haja notificações, sanções e penalizações dos órgãos ambientais e fiscalizadores.  

Outro fator cobrado com veemência diz respeito a organização dos garimpos por meio de alojamentos, sinalizações corretas, uso de instrumentos de proteção individual, a importância da Nota Fiscal no procedimento de comercialização do minério e até mesmo o direcionamento dos cooperados a fazerem o recolhimento da contribuição individual ao INSS para fins previdenciários.

No âmbito ambiental foram enfocadas as exigências da legislação sobre o processo de recuperação das áreas degradadas, pois caso não seja feita por parte do garimpeiro pode ocasionar o fechamento do empreendimento, severas e pesadas multas da SEMA-MT e do IBAMA. Neste contexto a Cooperativa de Garimpeiros indica que sejam revitalizadas as áreas já mineralizadas através de projetos que representem uma nova fonte de renda, como: piscicultura, reflorestamento, pastagem e fruticultura.

Oportunamente a instituição apresentou empresas parceiras que auxiliam os garimpeiros na implementação de projetos de energia solar, não apenas na funcionalidade da lavra, mas também nos alojamentos, sedes e moradias das propriedades já licenciadas para mineração. Este processo representa energia limpa, renovável e sustentável com baixo impacto econômico e ambiental.

Por fim, o Presidente da COOGAVEPE, Gilson Gomes Camboim solicitou mais participação dos gestores de mineração e garimpeiros cooperados nas discussões, debates e na formatação de estratégias de atuação, planejamento e execução de projetos que venham resguardar para o futuro a possibilidade de manutenção na atividade garimpeira no status de forte segmento produtivo para o setor econômico de Mato Grosso. 

Fonte Assessoria COOGAVEPE

Comentários

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Olhar Notícias, não reflete a opinião deste Portal.