Moradores de União do Norte denunciam na Internet descaso do Poder Público

Internauta denuncia a situação precária das ruas, falta de transporte escolar e até medicamento nos postos de saúde do distrito de Peixoto de Azevedo.
Moradores de União do Norte denunciam na Internet descaso do Poder Público

Os moradores do distrito União do Norte estão manifestando a insatisfação com a atual administração de Peixoto de Azevedo. Para tanto usam como ferramenta de denúncia as redes sociais, como foi o caso de um morador que no Facebook postou fotos e deixou a seguinte mensagem:

‘Bem vindos a união do norte aonde povo São esquecido São lembrados so em momentos politicos aonde alunos estao sem estuda por falta de diesel  aonde postinho de saude nao tem remedios pra seus pacientes entre outros pela foto vcs ja dão pra percebe nossas melhorias dps da politicas kd vcs seus politicos kd nossas melhorias q vcs prometeram...’

Nas fotos tiradas pelo próprio internauta, o registro do abandono em que se tornou o maior projeto de assentamento da América Latina, localizado a mais de 65 km da sede do município as margens da MT-322 (Antiga BR-080) onde vivem mais de 10.000 cidadãos Peixotenses.

Nas ruas e avenidas de União do Norte o que não faltam são as enormes crateras que se tornaram verdadeiros rios no núcleo urbano que luta há a anos pela sua emancipação --- A situação enfeia está região produtora e de grande potencial no norte de Mato Grosso. Mas os problemas vão mais além, o morador denuncia a falta de medicamentos nos dois postos de saúde da localidade fator que tem comprometido o tratamento medicamentoso dos pacientes, muitos deles que residem nos travessões dos assentamentos circunvizinhos.

Na postagem foi explicitado também os ônibus recolhidos no pátio de máquinas do distrito, parados por falta de combustível e manutenção por parte da Prefeitura Municipal de Peixoto de Azevedo. A alegação está ligada ao processo licitatório, porém justificativa inaceitável pela população, uma vez que a Comissão de Transição do atual gestor deveria ter se atentado a questão considerada prioritária, que é justamente o Direito a Educação. Neste contexto observa-se o atraso no início das aulas nas escolas e a ausência dos alunos nas unidades de ensino.

A indignação é total, pois municípios como Guarantã do Norte, Novo Mundo, Terra Nova do Norte, Nova Guarita e Matupá também enfrentam problemas de ordem econômico-financeira, mas estão conseguindo tocar a máquina pública, principalmente nas áreas essenciais como saúde, educação, transportes, entre outras, enquanto Peixoto de Azevedo está mergulhada na falta de planejamento.

Um agricultor da região disse que irá perguntar ao prefeito e aos vereadores que representam União do Norte, pra onde está indo os recursos do FETHAB, designado pelo Governo do Estado para recuperação de estradas, construção de pontes e bueiros, locação e compra de maquinários, compra de peças e até mesmo para aquisição de combustível. Além do FETHAB a administração também recebe um montante significativo do ICMS Ecológico relativo as terras indígenas existentes em Peixoto de Azevedo.

“Rapaz nós estamos desacreditados, eu acho que vou até parar de votar, a gente pensa que vai melhorar daí piora. Aqui a situação é de chorar, abandono, abandono e abandono. Acho que vou morrer sem ver esse lugar mudar para melhor”, lamentou o assentado rural.

Fonte Olhar Notícias

Comentários

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Olhar Notícias, não reflete a opinião deste Portal.