Alunos do Projeto Luz do Amanhã visitam sede MPE

Promotora de Justiça, Dra. Daniele Crema da Rocha, palestrou sobre a missão, papel e atuação da instituição.
Alunos do Projeto Luz do Amanhã visitam sede MPE

A Promotora de Justiça Peixoto de Azevedo, Dra. Daniele Crema da Rocha, palestrou na manhã desta terça-feira (14) para os adolescentes e jovens atendidos pelo projeto ‘Luz do Amanhã’ desenvolvido pelo 15º Comando Regional de Polícia Militar de Mato Grosso e Parceiros na sede da Secretaria de Assistência Social.

Segundo a representante do Ministério Público Estadual, o objetivo foi dotar os alunos de informações e conhecimentos inerentes a missão, papel e atuação da Promotoria Pública nas funções de execução, e em atividades judiciais perante o Poder Judiciário e extrajudiciais, nas áreas criminal, especializada de cidadania, meio ambiente, cível e defesa do patrimônio público, infância e juventude, consumidor, ordem urbanística e outras.

“Conseguimos repassar a esses jovens que a instituição, o Ministério Público Estadual é o órgão da justiça encarregado da defesa da sociedade como um todo. Além dessas atribuições já mencionadas, nós promotores também estamos presentes na Justiça especial - Militar, Eleitoral e do Trabalho”, comentou a Dra. Daniele Crema.

Além da palestra foi feita visita a sede da Promotoria Pública e do Fórum da Comarca de Peixoto de Azevedo, oportunidade em que os integrantes do projeto ‘Luz do Amanhã’ puderam conhecer um pouco mais a estrutura funcional, repartições, departamentos e a função de cada servidor do MPE e Poder Judiciário.

“Ficou evidente que os adolescentes e jovens entenderam que o nosso trabalho é justamente a garantia imediata de acesso da comunidade local a Justiça. Essa interação e aproximação com a sociedade é extremamente benéfica, pois refletirá na otimização e dinâmica do papel do MP e no fiel cumprimento de suas funções, que é angariar respeitabilidade e confiança da população”, salientou a Promotora.

No encerramento da visitação a Dra. Daniele Crema deixou uma mensagem motivacional aos jovens sobre a importância da educação para um futuro promissor a eles, que poderão se tornar: médicos, juízes, promotores, professores, prefeitos, vereadores, entre outros grandes e bem sucedidos profissionais.

Pesquisas revelam que cerca de 80% dos jovens brasileiros consideram a educação uma prioridade. No projeto ‘Luz do Amanhã’ 250 adolescentes e jovens participam de atividades diversas ligadas a cultura, educação, esporte, iniciação ao trabalho, civismo, religiosidade, fortalecimento de vínculos familiares, entre outras. Neste contexto eles também são ouvidos como forma de identificação de suas problemáticas e a busca de soluções cidadãs por meio de uma equipe multiprofissional voluntária.

Fonte Olhar Notícias

Comentários

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Olhar Notícias, não reflete a opinião deste Portal.