Dia D Março Lilás em Nova Santa Helena

Evento em homenagemao Dia da Mulher e de Prevenção ao Câncer de Colo Uterino acontecerá no dia 28 de Março
Dia D Março Lilás em Nova Santa Helena

Acontece no próximo dia 28 de março (sábado) a partir das 8:00 as 16:00 horas na Unidade Básica de Saúde da Família João Alberto Zaneti em Nova Santa Helena, o ‘Dia D’ da campanha Março Lilás de prevenção ao câncer de colo uterino.

O Coordenador do Posto de Saúde, Enfermeiro Emerson Cubilha, informou que uma grande mobilização está sendo preparada em prol da saúde da mulher, desde aferição da pressão arterial, consultas médicas, coleta de preventivo (Papanicolau), palestras orientativas, entre outras atividades voltadas ao bem estar, qualidade de vida, autoestima e longevidade dessas guerreira Santa Helenses.

“Estamos todos engajados nesta campanha preventiva, pois o câncer de colo uterino é a quarta maior causa de morte de mulheres por câncer no Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA). Ao longo do ano desenvolvemos inúmeras ações em benefício da saúde da mulher e intensificamos conforme nosso planejamento no mês dedicado a elas o trabalho de conscientização sobre os riscos de desenvolvimento da doença, sobre os sintomas e como se prevenir”, comentou o Enfermeiro Emerson.

O Secretário Municipal de Saúde, Luiz Fernandes (Kim), disse que os profissionais das UBS vem alertando a comunidade sobre a importância de se proteger contra as DSTs, uma vez que o vírus HPV é a principal causa do câncer do colo do útero.

“Convido todas as mulheres de nossa cidade a estarem procurando o Posto de Saúde João Alberto Zaneti. A equipe multidisciplinar fará uma recepção especial a elas e prestarão não apenas as orientações, mas atendimento humanizado. Será um momento oportuno para cuidarem e darem um pouco mais de atenção a sua saúde”, declarou o Secretário Kim.

O que é o câncer do colo do útero?

O câncer do colo do útero, também conhecido como câncer cervical, é causado pela infecção persistente do vírus do HPV, o Papilomavírus Humano.

O HPV é a infecção sexualmente transmissível mais comum, sendo na maioria das pessoas infectadas assintomática, mas quando desperta sintomas, pode provocar o surgimento de verrugas genitais e coceira.

Fonte Olhar Notícias

Comentários

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Olhar Notícias, não reflete a opinião deste Portal.