Projeto 'Guardiões do Amanhã' premia alunos da rede pública

Alunos desenvolveram trabalhos com foco na preservação ambiental e sustentantabilidade em Nova Santa Helena
Projeto 'Guardiões do Amanhã' premia alunos da rede pública

O município de Nova Santa Helena vem dando exemplo de como implementar as parcerias público privadas (PPP) em praticamente todos os setores. Na prática, isso foi demonstrado através do Projeto Ambiental ‘Guardiões do Amanhã’ desenvolvido pela Secretaria de Educação e a Empresa Multinacional Chinesa Cofco Alimentos.  

Os técnicos da empresa, dentre eles engenheiros florestais, biólogos e técnicos ambientais estiveram envolvidos em uma grande mobilização educativa na Escola Municipal Monteiro Lobato, onde por meio de vídeos, revistas, palestras e dinâmicas foram enfocadas as iniciativas de preservação da natureza e métodos de reflorestamento e plantio sustentável.

O projeto de educação ambiental despertou nos mais de 55 alunos do 4º ano, a sensibilização quanto a importância da preservação ambiental para a melhoria da qualidade de vida da comunidade.

“Unidos, técnicos e professores, orientamos as crianças sobre os métodos simples e eficazes de reflorestamento, plantio de mudas, implantação de hortos comunitários, arborização, jardinagem e até mesmo medidas de combate as queimadas, processos de reciclagem e a arborização dos quintais e áreas verdes da cidade. Na verdade formamos Guardiões do Amanhã”, comentou o representante da Cofco, Alimentos Evair Righi.

O Secretário de Educação, Adriano Bortolin, enfatizou que o despertar dos estudantes foi algo espetacular e percebível nos questionamentos feitos nas palestras, nas redações, cartazes e até mesmo no ato de reflorestação de uma Área de Preservação Permanente no Bairro Vila Bela, onde todos puderam plantar mudas de árvores nativas, frutíferas e ornamentais.

“O reflexo disso já começou não apenas nas escolas, mas também nos lares. Percebemos que nossos alunos estão aguerridos e protagonizando a defesa de nossas matas e florestas. Muitos já aplicam o aprendizado em atividades de jardinagem, paisagismo e embelezamento de seus próprios terrenos, e nós de todas as secretarias municipais estamos ampliando para outros bairros de Nova Santa Helena. Estivemos reunidos com os Diretores da Cofco Alimentos e renovamos a parceria para 2020”, disse o Secretário Bortolin.

Um evento foi realizado nas dependências da Câmara Municipal de Vereadores na oportunidade em que foram premiados os alunos que se destacaram na 1ª Edição do Projeto ‘Guardiões do Amanhã’, além de lembranças da Secretaria de Educação também foram entregues bicicletas para alegria das crianças e adolescentes.

Já foi elaborado um projeto voltado a implantação de Hortas Escolares Comunitárias nas escolas da rede pública de ensino. Neste contexto, a Secretaria de Educação buscará parceria com a Cooperativa de Garimpeiros do Vale do Rio Peixoto (COOGAVEPE) que atendente Nova Santa Helena e outras seis cidades no âmbito de Mineração com Sustentabilidade Ambiental. A proposta deverá ser apresentada ao Presidente da instituição, Gilson Gomes Camboim, ainda este ano.

“Esperamos poder receber este apoio da equipe técnica ambiental e na consolidação desta horta em uma de nossas escolas para que sirva de piloto para os demais. A COOGAVEPE tem um quadro multiprofissional excepcional e pode nos ajudar em toda essa logística”, declarou Adriano Bortolin.

Fonte Olhar Notícias

Comentários

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Olhar Notícias, não reflete a opinião deste Portal.