Playgrounds Ecológicos serão implantados nas Escolas de Nova Santa Helena

Serão contempladas as Escolas Branca de Nove, Monteiro Lobato, Professor José Alves Govea e Antônio Pelissari.
Playgrounds Ecológicos serão implantados nas Escolas de Nova Santa Helena

A Secretaria de Educação de Nova Santa Helena estabeleceu uma forte parceria com a Secretaria de Obras para colocar em prática o Projeto ‘Parque Pedagógico com Pneus Recicláveis’ nas escolas e creche da rede pública municipal de ensino.  

Estão sendo coletados nas borracharias pneus velhos inservíveis e que se jogados nos terrenos e vias públicas causam poluição ambiental e servem apenas de criadouros do mosquito transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya.

Todo esse material recolhido está sendo armazenado e brevemente serão transformados em Parquinhos de Diversão Infantil Ecológicos.

A Coordenadora do projeto, Professora Denise Aparecida da Silva, destacou que a ideia é garantir aos alunos recreação, diversão e interatividade, porém com agregação conceitual de preservação ambiental e combate a poluição. Ela lembrou que serão empregadas técnicas para reutilização dos pneus na fabricação de brinquedos como: balanços, gangorras, pontes, escorregadores, escaladas, entre outros.

A Secretaria de Educação está dando todo suporte de apoio logístico para que no início do ano letivo 2020 todas as escolas já estejam com o Playground Infantil Ecológico instalados e prontos para garantir a alegria da criançada.

“Estamos dando suporte necessário para garantir matéria prima e mão-de-obra na confecção dos 22 brinquedos previstos no plano de trabalho do projeto de educação ambiental. A acolhida por parte dos professores, alunos e da nossa comunidade está nos surpreendendo, pois manteremos a cidade limpa, eliminando os criadouros do mosquito aedes aegypti e transformando esse material com grande potencial poluidor em criativos e atrativos brinquedos”, explicou o Secretário Adriano Bortolin.

A preocupação da atual administração é dar uma nova utilidade aquilo que não serve mais através da construção de playground nas escolas, creche e futuramente nas praças públicas, ampliando as opções de lazer para as crianças.

Serão contempladas as Escolas Branca de Nove, Monteiro Lobato, Professor José Alves Govea e Antônio Pelissari.

“Entendemos que essa é uma alternativa inteligente e viável, além de ser ecologicamente correta. Estamos trabalhando também para que brevemente de forma consorciada possamos encaminhar os nossos resíduos sólidos para a célula implantada no município de Nova Canaã do Norte, dando assim uma destinação correta ao lixo produzido pela municipalidade”, comentou a Prefeita Terezinha Guedes Carrara.

Estão no planejamento de governo a aquisição de mais 01 caminhão de coleta de lixo e a implantação de projeto de coleta seletiva e usina de reciclagem de lixo.

Fonte Olhar Notícias

Comentários

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Olhar Notícias, não reflete a opinião deste Portal.