PF cumpre mandados contra crimes cometidos por madeireiras em Feliz Natal

Organização criminosa extrai grandes quantidades de madeiras da área de reserva legal Da Redação
PF cumpre mandados contra crimes cometidos por madeireiras em Feliz Natal

A Polícia Federal, juntamente com o IBAMA, deflagrou nesta quarta-feira (14) a operação denominada Madeira Nativa, que investiga organização criminosa responsável pela contínua extração ilegal de madeiras no Projeto de Assentamento ENA, em Feliz Natal/MT, com o cumprimento de oito mandados de busca e apreensão em empresas madeireiras e nas residências dos principais investigados 

De acordo com a investigação, a organização criminosa extrai grandes quantidades de madeiras da área de reserva legal do Projeto de Assentamento ENA – PA ENA e confere aparência de legalidade a essas madeiras mediante fraudes no Sistema de Gestão Florestal do Estado do Mato Grosso – SISFLORA MT. 

Além disso, foi apurado que a organização criminosa é dividida em núcleos: alguns responsáveis pela exploração e transporte da madeira, outros pelo esquentamento dela e um último pela vigilância e segurança armada das operações criminosas.

As condutas caracterizam os crimes de furto, receptação, falsidade ideológica e organização criminosa, além de crimes ambientais diversos, previstos nos arts. 155, 180 e 299, do Código Penal, art. 2º, da Lei n.º 12.850/13, e arts. 39, 50A e 69, da Lei n.º 9.605/98.

 

Fonte Folha Max

Comentários

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Olhar Notícias, não reflete a opinião deste Portal.