vice-governador Carlos Fávaro visitará as cidades do Consórcio Portal da Amazônia; entra elas Peixoto e Matupá

Na sexta-feira (23),será a vez dos municípios de Nova Guarita, Peixoto, Matupá e Guarantã. No sábado (24), a comitiva encerra as agendas no distrito de União do Norte.
vice-governador Carlos Fávaro visitará as cidades do Consórcio Portal da Amazônia; entra elas Peixoto e Matupá

Dando continuidade na divulgação de como se dará a inclusão dos municípios ao programa do governo federal ‘Internet para, o vice-governador Carlos Fávaro percorrerá, nesta semana, mais 12 municípios localizados na região do Alto Teles Pires e do Portal da Amazônia. A agenda tem início nesta quarta-feira (21.02) no município de Nova Monte Verde e finaliza no sábado (24), no distrito de União do Norte. O programa tem como meta inicial atender aos municípios que não têm acesso à internet ou contam com prestação de serviço ineficaz.

Na primeira rodada de visitas aos municípios, no início deste mês, Fávaro visitou oito municípios- Santa Rita do Trivelato, Lucas do Rio Verde, Sorriso, Santa Carmem, Sinop, Cláudia e União do Sul. O vice-governador destaca que Mato Grosso será o primeiro estado da região Centro-Oeste a receber o programa de inclusão digital, o que deve ocorrer a partir do mês de março. Ele explica, ainda, que a Vice-governadoria deu início ao processo e cadastrou os municípios junto ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

“A nossa primeira rodada de visitas, foi um sucesso.Inclusive, os prefeitosjá estão aderindo ao programa. A nossa ida para o interior é para explicar e esclarecer dúvidas sobre como se dará a inclusão ao programa”, comenta Fávaro, explicando que para participar, os municípios deverão firmar um termo de adesão com o MCTIC, no qual indicarão as localidades para atendimento. Após a adesão, as Prefeituras deverão também disponibilizar uma área para que a antena, cedida pelo governo federal, possa ser instala e providenciar a segurança do local.

Já o cidadão, pagará uma taxa bastante reduzida comparada aos valores praticados no mercado, pois, a empresa que atender as localidades contará com garantias e isenções oferecidas pelo governo federal.O programa, que disponibilizará conexão em banda larga, foi lançado em Cuiabá pelo ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, em dezembro de 2017.

Nesta semana, o vice-governador percorrerá, ao todo, 12 municípios e um distrito da região Alto do Teles Pires ao Portal da Amazônia. Nesta quarta-feira (21.02), as visitas iniciampelos municípios de Nova Monte Verde, Apiacás, Paranaíta e Alta Floresta. Já na quinta-feira (22), a comitiva visitará as cidades de Carlinda, Nova Canaã, Colíder e Terra Nova do Norte. Na sexta-feira (23),será a vez dos municípios de Nova Guarita, Peixoto, Matupá e Guarantã. No sábado (24), a comitiva encerra as agendas no distrito de União do Norte.

SATÉLITE 

Como parte do esforço do governo federal para ampliar o acesso à internet em banda larga no país, a Telebrás, por meio do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), atuará na implantação do ‘Internet para Todos’.Lançado em maio de 2017, o SGDC tem capacidade para cobrir todo o território brasileiro, sendo o primeiro do país de uso civil e militar. O projeto é fruto de uma parceria entre o MCTIC e o Ministério da Defesa e contou com investimentos da ordem de R$ 2,7 bilhões.

Fonte Folha Max

Comentários

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Olhar Notícias, não reflete a opinião deste Portal.