COOGAVEPE irá desenvolver ações de Educação Ambiental em Nova Guarita

Projeto Cidade Verde, Gincana de Coleta de Sementes e Reestruturação do Viveiro Municipal Ecológico.
COOGAVEPE irá desenvolver ações de Educação Ambiental em Nova Guarita

A equipe ambiental e administrativa da Cooperativa de Garimpeiros do Vale do Rio Peixoto (COOGAVEPE) esteve no município de Nova Guarita reunida com vereadores, secretário de educação, diretores de escolas e creches.

Na ocasião foi realizada uma palestra e exposição de projetos que a cooperativa pretende implantar naquele município em parceria com os poderes constituídos.

A Secretária Executiva, Kaoma Marques, explanou sobre o Projeto ‘Cidade Verde’ que foi premiado pela Organização das Cooperativas Brasileiras em 2016 como sendo o projeto referencial de sustentabilidade ambiental em meio a outras 221 cooperativas do país.

“Iremos realizar etapas do projeto Cidade Verde em Nova Guarita através da distribuição de mudas de árvores ornamentais, frutíferas e nativas. A atuação será forte no contexto de reflorestamento de áreas degradadas, nascentes de rios e na arborização da cidade como um todo”, enfatizou Kaoma Marques.

Agregado a este projeto a COOGAVEPE obteve o aval da Prefeitura, Câmara e Segmentos Organizados para desenvolver nas escolas municipais, estaduais e creche, a Gincana de Coleta de Sementes de Árvores da Amazônia Brasileira.

“A ideia foi acolhida pelos diretores, coordenadores e professores. Já a partir desta segunda-feira os alunos começam a coletar as sementes de diversas espécies de árvores. Disponibilizamos o regulamento contendo normas, critérios, banca de avaliação, entre outros dados que nortearão a disputa educativa ambiental nas escolas. É importante salientar que além de troféus personalizados haverá também premiação em dinheiro as primeiras colocadas”, explicou o Engenheiro Florestal, Frederico Dantas.

Um Termo de Cooperação Técnica será feito entre a Cooperativa de Garimpeiros e a Prefeitura Municipal de Nova Guarita no que tange a reestruturação do Viveiro Ecológico.  A COOGAVEPE por meio dos cooperados que atuam na região dará todo apoio logístico, além da disponibilização da equipe ambiental composta por biólogos, engenheiros florestais e técnicos ambientais.

“Esta é a contrapartida da cooperativa no fortalecimento e consolidação dos projetos ambientais em Nova Guarita. Este é apenas o sinal verde para diversas parcerias que estabeleceremos neste ano. O extrativismo mineral é uma das bases da economia local e tem gerado empregos, renda e retorno ao Poder Público através da arrecadação do IOF Ouro – Imposto Sobre Operações Financeiras. Queremos ajudar o município a arrecadar mais e é claro fomentar a cadeia produtiva mineral com responsabilidade ambiental”, comentou a secretária da COOGAVEPE, Kaoma Marques.

Participaram do evento os vereadores Isidoro Júnior e Solange Zarth (Portelinha), Secretário Municipal de Educação Moacir Jaco Talini e os diretores das 04 escolas municipais, estadual e creche. 

Fonte Notícia Vip/Olhar Notícias

Comentários

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Olhar Notícias, não reflete a opinião deste Portal.