Projeto de Confinamento de Bovino de Corte é lançado em Matupá

EMPAER-MT implanta projeto de bovinocultura de corte em parceria com a Fazenda Duas Nascentes
Projeto de Confinamento de Bovino de Corte é lançado em Matupá

A Empaer-MT realizou no último sábado (07) na Fazenda Duas Nascentes, localizada na Estrada Municipal E-60 em Matupá, o lançamento do Projeto de Confinamento de Bovino de Corte.

Após o procedimento de cadastramento dos participantes, foi composto o dispositivo de autoridades, tais como: o Prefeito Valtinho Miotto, Presidente da EMPAER, Renaldo Loffi (Alemão), Vereador Marcos Icassati, Secretários de Agricultura, Vice-Prefeitos, Representantes do Banco do Brasil e Sicredi e os anfitriões Sr. Arnaldo Freiberger e Doracy Feiberger.


O Padre Antônio Damin proferiu a oração de benção ao empreendimento e a todo setor produtivo agropecuário.

O Prefeito Valtinho Miotto parabenizou os proprietários da Fazenda Duas Nascentes pelo empreendedorismo, já que o projeto será uma referência para a região norte Mato-grossense no que se refere as técnicas de confinamento, melhoramento genético, manejo e nutrição do gado de corte.

Duas palestras técnicas foram ministradas sobre Confinamento Bovino e A Impotência da Utilização de Touros PO --- pelo Médico Veterinário, Jair Albuquerque Siqueira (EMPAER-MT) e pelo Zootecnista André Luis Lourenço Borges (Associação Brasileira de Criadores de Zebu).

Na oportunidade explanaram as vantagens do sistema de terminação intensiva de bovinos para abate com altos níveis de produtividade e a oportunidade de abater animais o ano inteiro.

Em campo os pecuaristas da regiões Vale do Peixoto e Vale do Iriri comprovaram que numa área de 3.330 metros quadrados serão confinados até 450 bovinos e estarão prontos para o abate num período máximo de 120 dias.

O investimento da família Freiberger foi na ordem de R$ 770 mil com a construção dos barracões, fábrica de ração, equipamentos e outros insumos.

Segundo o Médico Veterinário, Jair Albuquerque, os animais confinados ganham em média cinco arrobas e estarão prontos para o abate com o peso de 17 arrobas. A Fazenda Duas Nascentes possui uma área de 1.360 hectares e utiliza atualmente a prática do semiconfinamento com a criação de 1.300 cabeças de gado da raça nelore.

Com toda assistência técnica da EMPAER-MT esta modalidade de confinamento também implicará na otimização da alimentação dos animais com a utilização do capim mombaça para a produção do volumoso e o milho verde será usado para produção de silagem como alternativa de alimentação no período de estiagem. Os animais vão receber também ração balanceada e a previsão de consumo é entre quatro a seis quilos por dia/animal. Todos esses fatores irão acelerar o ganho de peso dos animais, melhorando significativamente a rentabilidade do pecuarista na produção de carne de absoluta qualidade.

O lançamento do Projeto de Confinamento de Bovino de Corte contou com a participação de pecuaristas, produtores rurais, técnicos em agropecuária, estudantes das escolas técnicas e de ensino superior.

Fonte Olhar Notícias

Comentários

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Olhar Notícias, não reflete a opinião deste Portal.