Estudantes mobilizados pela prevenção ao suicídio

Secretaria de Educação em parceria com creches e escolas desenvolveram campanha contra o suicídio através da exposição de trabalhos artísticos educacionais.
Estudantes mobilizados pela prevenção ao suicídio

A Secretaria de Educação de Matupá realizou uma ação de mobilização e conscientização alusiva a campanha ‘Setembro Amarelo de Prevenção ao Suicídio’. O tema foi discutido em sala de aula pelos professores sob a orientação do Departamento de Psicologia Escolar.  

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 32 pessoas se suicidam por dia no Brasil, o que significa que o suicídio mata mais brasileiros do que doenças como a AIDS e o Câncer.

Abordagens como o uso de álcool e drogas, e própria depressão são fatores que potencializam o surgimento de ideias suicidas. Professores, alunos, pais e a comunidade devem se unir no sentido de identificar essas possibilidades, oportunizando a pessoa que esteja passando por momentos de crise a busca imediata de ajuda, auxílio e solidariedade.

A rede pública oferece acompanhamento psicológico e apoio a família, através das Secretarias de Assistência Social e de Saúde. Também é imprescindível o aconselhamento e o companheirismo dos amigos neste período de instabilidade psicológica, por meio de atitudes nobres que resultem na elevação da autoestima, motivação, interatividade, fortalecimento de vínculo familiar e o resgate da valorização e respeito a vida.

Crianças das Creches Públicas e os Adolescentes e Jovens das Escolas Municipais, Estaduais e Particulares expressaram a preocupação e de forma criativa elaboraram cartazes, faixas, painéis, recortes, laços e até pedras decorativas com objetivo de criar uma força-solidária que possa permitir que as pessoas desabafem e falem sobre seus sentimentos sem receber críticas e repreensões,  pois este é uma importante ferramenta de se evitar que se pense na morte como solução para as dores.

Os sites Notícia VIP e Olhar Notícias parabenizam direção, coordenação, professores e alunos pela iniciativa sensibilizadora e de conscientização realizada no Complexo Turístico dos Lagos. É uma iniciativa fará com que a população se engaje na causa e possa se capacitar para identificar sinais, pedir e oferecer ajuda.

Matupá diz não ao Suicídio e Sim para a Vida.

Fonte Olhar Notícias

Comentários

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Olhar Notícias, não reflete a opinião deste Portal.