Reunião define estratégias para o Censo IBGE 2020 em Matupá

Poderes Executivo e Legislativo darão apoio logístico aos recenseadores e supervisores do IBGE na coleta de dados.
Reunião define estratégias para o Censo IBGE 2020 em Matupá

Foi realizada na tarde desta terça-feira (10) na Prefeitura de Matupá a reunião preparatória para o planejamento e acompanhamento do Censo do IBGE 2020. Na ocasião participaram do encontro a Vice-Prefeita Marinilde Dal Acqua, Presidente da Câmara de Vereadores Wânia Oliveira, Assessoria Pedagógica Estadual Maríndia Becker, Secretário de Administração e Planejamento Ivaine Molina, Secretária Executiva de Políticas Públicas de Saúde Meyre Pereira Assunção e o Engenheiro Sanitarista Antônio Figueiredo.

Esteve em pauta o apoio logístico e institucional dos Poderes Constituídos para a Coleta de Dados e Informações Socioeconômicas do município, e que ocorre a cada 10 anos em todo território nacional.

Os Técnicos da Coordenadoria Regional do IBGE, Pedro Spoladore Ferreira dos Reis e William Foschiera fizeram uma explanação sobre a metodologia de coleta dos dados e a importância da realização do Censo Demográfico para traçar um retrato abrangente e fiel do País, retratando o Brasil que entrará na próxima década.

A fase de coleta do Censo 2020, que compreende a aplicação dos questionários básico e da amostra nos domicílios Matupaenses, será realizada entre os meses de agosto a outubro do próximo ano.

A Governabilidade Municipal dará todo apoio logístico ao Posto de Coleta, quer seja em termos de espaço físico e acesso a internet, e auxílio aos recenseadores e supervisores para acessarem todas as comunidades e lugarejos, afim de fazer a coleta das informações relevantes, essenciais e confiáveis.

“Esses dados são fundamentais para o planejamento, desenvolvimento e implementação de políticas públicas e para a realização de investimentos, tanto por parte do governo quanto da iniciativa privada. Será mais uma oportunidade, por meio do Censo do IBGE, de fazer com que a população conheça a si mesma, podendo assim traçar metas, estabelecer prioridades e construir o seu futuro”, comentou a Vice-Prefeita Marinilde Dal Acqua.

Qual é o tamanho da população brasileira? Em que condições vive? Como se distribui no Território Nacional? Qual é o nível de escolaridade de nossas crianças e jovens? Quais as condições de emprego e renda da população? Estas e muitas outras perguntas serão respondidas pelo Censo Demográfico que o IBGE realizará no ano 2020.

“A Câmara de Vereadores também estará engajada neste processo. Matupá é uma cidade de grandes potenciais, riquezas naturais, gente vinda de todos os lugares, sua infraestrutura e localização geográfica privilegiados, enfim. Quanto mais soubermos de nosso território e suas características em todos os setores teremos maior capacidade de desenvolvimento e crescimento de forma organizada, planejada, sustentável e evolutiva. Apoiaremos o Censo 2020”, disse a Presidente da Câmara, Wânia Oliveira.

O Representante da Coordenadoria Regional do IBGE, Pedro Spoladore Ferreira dos Reis, lembrou que é imprescindível o recebimento dos recenseadores nos domicílios. Todos estarão habilitados e identificados com uniformes, crachás e computador de mão (Tablets).

Todos os questionários serão coletados em meio digital, com georreferenciamento dos locais de coleta e armazenados em bancos de dados, a serem atualizados interativamente.

Os movimentos espaciais e a interação das pessoas no preenchimento dos questionários serão registrados e analisados por processos inteligentes de análise de dados.

O uso dessa tecnologia trará grande velocidade no acesso às informações coletadas, permitindo que eventuais erros sejam rapidamente detectados e as correções efetuadas imediatamente após a coleta dos dados.

Fonte Olhar Notícias

Comentários

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Olhar Notícias, não reflete a opinião deste Portal.