Conferência Municipal dos Direitos do Idoso em Matupá

Participaram do evento MPE, Clubes de Serviços, Diretores de Escolas, Câmara de Vereadores, Secretários e demais segmentos.
Conferência Municipal dos Direitos do Idoso em Matupá

A Secretaria de Assistência Social de Matupá realizou na manhã desta quinta-feira (21), a 2ª Conferência Municipal dos Direitos do Idoso com a participação de secretários municipais, câmara de vereadores, conselho do idoso, diretores de escolas, clubes de serviços e representantes do Ministério Público Estadual e Associação Matupaense de Apoio Integral ao Idoso – AMAII.

O evento foi iniciado com a composição do dispositivo de honra, execução do hino nacional e o pronunciamento das autoridades e personalidades.

Em seguida foram discutidos em grupo os eixos temáticos: direitos fundamentais na construção/efetivação das políticas públicas, educação focada nos direitos e emancipação humana, enfrentamento da violação dos direitos da pessoa idosa e o papel do conselho na efetivação do controle social na geração e implementação das políticas públicas.

A Presidente do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso, Marlene Tomaz, enfatizou que o tema da Conferencia 2019 é ‘Os Desafios de Envelhecer no Século 21 e o Papel das Políticas Públicas. Na oportunidade também aconteceu a eleição dos delegados que defenderão as propostas selecionadas nas conferências estadual e nacional.

Em Matupá a Prefeitura Municipal dispõe de uma grande rede protetiva e atuante que trabalha efetivamente em parceria com entidades, instituições, órgãos e a própria comunidade para garantir os Direitos Fundamentais da Pessoa Idosa promovendo Políticas Públicas na Saúde, Assistência Social, Previdência, Moradia, Cultura, Esporte e Lazer.

A Presidente da Câmara de Vereadores, Wânia Oliveira, aproveitou o ensejo para homenagear o esplendido trabalho prestado pelos Assistentes Sociais e Psicólogos do CRAS, CREAS e SCFV, bem como a atuação do Conselho Municipal do Idoso.

“A Câmara de Matupá tem o propósito de apoiar todas as ações que venham contribuir com a validação na prática do Estatuto do Idoso, pois é obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária. Estamos literalmente a disposição de todos os segmentos organizados para dinamizarmos as políticas públicas para a melhor idade”, disse a Vereadora Wânia Oliveira.

As Secretarias de Educação e Assistência Social trabalhão juntas para que os idosos tenham acesso a sala de aula e assim possam obter o conhecimento pedagógico educacional.

“Faremos um diagnóstico dos idosos e a partir daí estudaremos a forma de implantação de salas de aulas itinerantes. Trouxemos para a Conferência Municipal todos os diretores de escolas para tratarmos desta demanda, ouvindo sugestões e ideias. O Proposito da administração do Prefeito Valtinho Miotto é fazer com que a melhor idade viva melhor, com mais independência, qualidade de vida, mais prazer, e que possam realizar seus sonhos outrora, desenvolver potencialidades ou habilidades que, por qualquer motivo, tenha ficado em segundo plano ou esquecido no passado”, comentou a Secretária de Educação, Cleusa Mosquer Dutel.

 

Fonte Olhar Notícias

Comentários

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Olhar Notícias, não reflete a opinião deste Portal.