Milton Heberle é o Presidente da Associação dos Artesões de Matupá

Grupo de artesões formalizam diretoria provisória visando a fomentação dos produtos artesanais Matupaenses
Milton Heberle é o Presidente da Associação dos Artesões de Matupá

Aconteceu na noite desta quinta-feira (21) no auditório da Câmara de Vereadores de Matupá importante reunião de trabalho envolvendo os artesões locais. A convocação foi feita pela Presidente do Legislativo, Wânia Oliveira.

Esteve em pauta: a criação da ‘Associação dos Artesões’ por meio da composição da diretoria provisória e encaminhamentos de processos de registro da instituição junto ao Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica – CNPJ, escolha da logomarca oficial, agregação de associados, divulgação do empreendedorismo artesanal e futuras parcerias visando a exposição e comercialização do artesanato Matupaense.

Os artesões presentes deram sugestões, idéias e fizeram apontamentos proativos a valorização, incentivo e fomentação da produção de materiais, peças, artigos e objetos artesanais, a partir de matérias-primas existentes na região e a diversidade cultural do município.

A previsão é que a médio e longo prazo a associação tenha um local especifico e de fácil acesso para expor seus produtos, propiciando a comercialização junto aos turistas que visitam constantemente a cidade, que por sua vez tem um dos mais belos cartões postais de Mato Grosso, que é o Complexo Turístico dos Lagos.

Por unanimidade foi escolhido Presidente da Associação dos Artesões, o Sr. Milton Heberle, um dos baluartes artistas da terra que é o autor do Brasão Oficial de Matupá, possuidor de uma vasta experiência no campo do empreendedorismo artesanal, que gera empregos e incrementa a renda de muitas famílias Matupaenses.

Artistas que trabalham com entalhe em madeira, pinturas em telas e tecidos, bordado, tricô e crochê, confecção de redes, bonecas de pano, artigos em argila, biscuit, decoração com fibra de bananeira, reaproveitamento de materiais recicláveis para fabricação de utensílios domésticos, brinquedos, acessórios e objetos decorativos, entre outras peças artesanais, estão sendo convidados a participar desta associação que deverá se tornar futuramente de Utilidade Pública Municipal. A proposição deverá ser apresentada pela Vereadora Wania Oliveira.

O artesanato é uma atividade manufaturada que geralmente é transmitida de geração para geração, possuindo assim grande valor histórico, sócio-cultural e econômico para o município. Na reunião foram traçadas metas, estratégias e estudos para propor algumas políticas públicas de incentivo a serem implementadas para a fomentação da atividade.   

Fonte Olhar Notícias

Comentários

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Olhar Notícias, não reflete a opinião deste Portal.