Artesanato Matupaense poderá ser fortalecido

Reunião de Trabalho debaterá fortalecimento do empreendedorismo artesanal de Matupá com a criação de uma associação ou cooperativa.
Artesanato Matupaense poderá ser fortalecido

Acontecerá nesta quinta-feira (21), as 19:30 horas no auditório da Câmara Municipal uma importante reunião de trabalho envolvendo todos os artesões da cidade de Matupá-MT.

A convocação foi feita pela Vereadora Wânia Oliveira que pretende fortalecer o segmento, dando-lhe apoio político, logístico e institucional para formação de uma Associação ou Cooperativa, visando garantir a participação desses profissionais em feiras locais, regionais e nacionais, não apenas para expor e propagar a cultura Matupaense e de Mato Grosso, mas também para obtenção de incremento do orçamento familiar.

Artistas que trabalham com entalhe em madeira, pinturas em telas e tecidos, bordado, tricô e crochê, confecção de redes, bonecas de pano, artigos em argila, biscuit, decoração com fibra de bananeira, reaproveitamento de materiais recicláveis para fabricação de utensílios domésticos, brinquedos, acessórios e objetos decorativos, entre outras peças artesanais, estão sendo convidados a participar deste importante encontro de empreendedores.

A vereadora Wânia Oliveira disse que o artesanato é uma atividade manufaturada que geralmente é transmitida de geração para geração, possuindo assim grande valor histórico, sócio-cultural e econômico para o município. Após receber inúmeras reivindicações por parte dos artesões locais, a legisladora passou a traçar metas, estratégias e estudos para propor algumas políticas públicas de incentivo a serem implementadas para a fomentação do artesanato.   

“Matupá é uma cidade riquíssima em belezas naturais. Temos o Complexo Turístico dos Lagos que é um cartão postal extraordinário. Nos diferentes bairros encontramos bordadeiras, artistas plásticos, entalhadores, lapidarores de pedras, entre outros que lidam com o artesanato. Muitos deles por aptidão, como terapia ocupacional e até mesmo como fonte alternativa de renda familiar. Todos os anos recebemos milhares de visitantes no Natal Iluminado e Reveillon, enfim, se trabalharmos juntos com organização e planejamento poderemos transformar o município em um grande pólo regional de artesanato, agregando valor aos produtos, artigos, materiais e peças genuinamente fabricadas pelos artistas da terra”, comentou Wânia Oliveira.   

Fonte Olhar Notícias

Comentários

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Olhar Notícias, não reflete a opinião deste Portal.