Bairro ZR1 apresenta Focos do Mosquito Aedes Aegypti em Matupá

Agentes de Combate a Endemias atuam no serviço de bloqueio e orienta moradores sobre os riscos da Dengue, Chikungunya, Zika Vírus e Febre Amarela.
Bairro ZR1 apresenta Focos do Mosquito Aedes Aegypti em Matupá

A Secretaria Municipal de Saúde de Matupá através da Vigilância Epidemiológica foi acionada para fazer uma verdadeira varredura na Zona Regional I, a procura de focos do mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus, chikungunya e febre amarela. Nesta região da cidade estão localizadas várias moradias, estabelecimentos comerciais e empresariais e terrenos baldios.

Os Agentes de Combate a Endemias encontraram muitos recipientes que acumulam água e que se tornaram criadouros do mosquito, como: latinhas, garrafas, copos plásticos, baldes e o caso mais agravante, postes de concreto que armazenaram água com milhares de larvas do aedes aegypti.

O Coordenador da Vigilância Epidemiológica, Francisco Carlos Vieira, destacou que após a constatação da existência do criadouro, imediatamente o proprietário do imóvel foi notificado para providenciar a limpeza do local no prazo estabelecido na legislação. Em contrapartida, os Agentes de Endemias fizeram os serviços de bloqueio e controle vetorial para que não haja a proliferação do mosquito.

A Agente de Endemias, Jussara Xavier, salientou que ações de esclarecimento à população, através dos meios de comunicação, visitas domiciliares pelos agentes de endemias, palestras nas comunidades e notificações de casos continuarão sendo intensificados principalmente neste período de chuvas.

“É importante lembrar a comunidade da alta densidade do aedes aegypti, fator preocupante com relação ao aumento do risco de reurbanização da febre amarela, doença transmitida pelo mosquito. A melhor forma de se evitar a dengue, chikungunya, zika vírus e a febre amarela é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor das doenças”, comentou o Coordenador da Vigilância Epidemiológica, Francisco calos Vieira.

Dicas:

- Não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d’água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros.

Fonte NotíciaVIP

Comentários

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Olhar Notícias, não reflete a opinião deste Portal.