Matupá poderá ter Fábrica Pública de Artefatos de Cimento

Vereadora Júlia Uczai quer implantação da fábrica em anexo a Secretaria de Obras na MT-322 para atender demandas da cidade e interior.
Matupá poderá ter Fábrica Pública de Artefatos de Cimento

A Câmara de Matupá está atuando para atender as demandas da população. Neste sentido os vereadores estão buscando apresentar indicações e projetos que promovam a qualidade de vida dos cidadãos.

Nesta semana a Vereadora Júlia Uczai representou a Mesa Diretora na visita ‘In Loco’ a Fábrica Municipal de Artefatos de Cimento que funciona em anexo ao Pátio de Máquinas da Prefeitura de Peixoto de Azevedo-MT.

A parlamentar foi recebida pelo Secretário de Obras, Flávio Duarte e o Coordenador da Fábrica, Edson dos Santos, que mostraram na teoria e prática como é desenvolvido o trabalho de confecção de manilhas, lajotas, tijolos, blocos, meio-fio, tampas de bueiro, postes para alambrados e outros materiais de concreto.

Os equipamentos, ferramentas e formas modeladoras foram adquiridos por meio de emendas parlamentares com contrapartida da Prefeitura Municipal, já a mão-de-obra é dos servidores da secretaria e dos reeducandos da Unidade Prisional Peixotense.

A vereadora Júlia Uczai apresentará proposição para que o Poder Executivo Matupaense implante em anexo a Secretaria de Obras, as margens da MT-322, a Fábrica de Artefatos de Cimento, que irá baratear os custos aos cofres públicos e atender as necessidades de substituição de pontes e bueiros das Glebas União e Padovani por tubulações de concreto, bem como para ampliação dos serviços de construção de estacionamentos em locais estratégicos, calçamento de praças, prédios públicos e passarelas que ligam as ruas da cidade e demais prioridades de urbanização, observando-se as questões de acessibilidade.

“Nosso município está praticamente com 100% de cobertura asfáltica e temos que investir na urbanização e melhoria das passarelas que ligam as ruas, no calçamento de acesso aos prédios públicos, construção de praças de lazer e dotar as estradas rurais de mais galerias e bueiros de concreto. A fábrica de artefatos de cimento irá representar uma economia significativa aos cofres da prefeitura que poderá contar com a mão-de-obra de reeducandos que trabalharão visando a remissão de suas respectivas penas”, disse a Vereadora Júlia Uczai.

Ela parabenizou a Prefeitura e Secretário de Obras de Peixoto de Azevedo, Flávio Duarte pela funcionalidade da fábrica que está em franca produção de materiais de concreto que é um instrumento facilitador da construção civil, sendo um produto que aumenta a durabilidade das construções, diminuindo gastos, aliando qualidade e produtividade, além de estar voltado às questões de sustentabilidade ambiental.   

“Agradecemos a visita da vereadora Júlia, pois mostra que Peixoto de Azevedo está sendo uma referência no barateamento de custos na fabricação e implantação dos artefatos de concreto em infraestrutura urbana e rural e no aspecto de urbanização de toda cidade. Tenho absoluta certeza de que Matupá tem todas as condições de implantar este tipo de empreendimento público que irá ser primordial para a durabilidade de suas obras”, mencionou o Secretário Flávio Duarte.

A parlamentar irá incluir a proposição na próxima sessão ordinária da Câmara de Matupá contando com o apoio dos vereadores Marcos Icassati, Carmilton Jorge, Samuel Carteiro, Louredo da Gleba e Douglas Picotte. A indicação será direcionada ao Chefe do Executivo com cópias aos parlamentares estaduais e federais.

Fonte Olhar Notícias

Comentários

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Olhar Notícias, não reflete a opinião deste Portal.