4 fetos morrem em hospital regional por suspeitas de negligência médica

Ainda há a informação de um quinto caso, que ainda não foi contabilizado pela unidade.
4 fetos morrem em hospital regional por suspeitas de negligência médica

Quatro mortes fetais foram registradas no Hospital Regional de Sorriso neste mês, sendo um menino e uma menina com 39 semanas e outros dois meninos de 27 e 37 semanas. Ainda há a informação de um quinto caso, que ainda não foi contabilizado pela unidade. A suspeita é de que houve negligência médica tanto no hospital, quanto na Unidade de Pronto Atendimento 24h (UPA).

O caso mais recente é de uma adolescente de 16 anos que estava grávida de 37 semanas e esperava um menino. Conforme relatos para o programa Cidade Alerta, a jovem disse que na última sexta (10) foi para uma clínica fazer exame de ultrassonografia. Na ocasião, o médico informou que ela já poderia ir ao hospital, pois o bebê estava pronto para nascer.

No sábado (11), a adolescente começou a sentir contrações e procurou a UPA, onde uma médica emitiu encaminhamento para que ela fosse ao Regional, tendo em vista que estaria com dilatação suficiente para ser feito o parto.

No hospital, no mesmo dia, o médico de plantão liberou a jovem e disse que ela poderia ir para casa, porque a criança ainda não nasceria. Para aliviar a dor, foi receitado o remédio Buscopan para ser tomado a cada 6 horas. Já na segunda (13), a adolescente foi ao Ambulatório Multiprofissional de Especialidades (AME), onde o médico não ouviu o batimento do bebê e encaminhou novamente ao hospital, onde foi constatada a morte do feto.

Em nota, a administração do Hospital Regional informa que nenhuma das pacientes foi atendida previamente na unidade médica e que, antes de serem encaminhadas, necessitam passar pela UPA, para que possam ser atendidas.

Confira, abaixo, íntegra da nota do hospital.

O Hospital Regional de Sorriso presta as seguintes informações sobre os óbitos fetais ocorridos nos últimos dias:


Foram quatro óbitos fetais e não oito como informado por um apresentador de TV.

São gestantes com cadastro informado como munícipes de Sorriso;
O histórico que temos destes óbitos é:

  1. a) Uma gestante de 39 semanas de gestação que veio encaminhada da UPA com dor abdominal, discreto sangramento e ausência de batimentos cardíacos fetais;
  2. b) Uma gestante de 25 semanas (prematuridade extrema) com dor abdominal intensa, descolamento de placenta e ausência de movimentação fetal e de batimentos cardíacos fetais;
  3. c) Uma gestante veio encaminhada da UPA com dilatação total e ausência de batimentos cardíacos fetais. Gestação de aproximadamente 6 meses;
  4. d) Uma gestante de 39 semanas de gestação encaminhada por uma médica de um posto de saúde do município com ausência de batimentos cardíacos fetais.

O levantamento minucioso de cada óbito fetal é feito o rotineiramente pela Vigilância Epidemiológica da secretaria Municipal de Sorriso.

Fonte RD News

Comentários

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Olhar Notícias, não reflete a opinião deste Portal.