Coletiva: Prefeito Érico pede conscientização da população sobre vacina Covid-19

Gestor disse que município está preparado para o enfrentamento, mas a conscientização da população pode frear aumento de casos da doença
Coletiva: Prefeito Érico pede conscientização da população sobre vacina Covid-19

A administração municipal de Guarantã do Norte tem feito uma série de investimentos na área de saúde que o coloca como referência no Vale do Peixoto no contexto da atenção básica, média e alta complexidade.

A média anual de aplicação financeira do que a prefeitura arrecada, cerca de 35%, supera o que estabelece o índice constitucional de gastos com a saúde, que é de 15%.

Ampliação da frota de ambulâncias, aparelhamento das Unidades Básicas de Saúde e Hospital Nossa Senhora do Rosário, avanços no quadro de especialidades médicas, reforma e ampliações de Postos de Saúde, manutenção dos estoques de medicamentos, desenvolvimento de campanhas e projetos de saúde preventiva, cumprimento do Plano Nacional de Imunização contra a Covid-19, capacitação e atualização dos profissionais do setor, implantação de 10 Leitos de UTI Convencionais, entre outras ações são reconhecidamente eficientes na política pública de atendimento através do Sistema Único de Saúde – SUS.

Em coletiva concedida a imprensa nesta terça-feira (25), o Prefeito Érico Stevan e a Diretora Clínica do Hospital Municipal Dra. Érica Daima, disseram que o município sempre esteve preparado para fazer o enfrentamento a Covid-19, contando com toda infraestrutura, logística e planejamento de atuação para os casos leves e até mais complexos, porém a preocupação está atrelada a falta de conscientização da população com relação a não procura da Central de Vacinação para a imunização da 1ª, 2ª e até mesmo a dose de reforço (3ª Dose), esquema vacinal preconizado pelo Ministério da Saúde.

“Temos seguido a risca os protocolos de segurança nos departamentos, secretarias e demais repartições públicas, exatamente para evitar o contágio do coronavírus. Investimos em equipamentos de proteção individual, totens de higienização, procedimentos de distanciamento social, aquisição de medicamentos, divulgação de campanhas nos veículos de comunicação, e deixamos claro que os imunizantes para todas as faixas etárias do Plano Nacional de Vacinação estão disponíveis na Sala de Vacinas. Mas, não adianta apenas o Poder Público fazer a sua parte para tentar frear os índices de casos suspeitos, confirmados e determinações de isolamento social. A conscientização do cidadão para se imunizar é o meio rápido, seguro, confiável e confirmado pela ciência de produzir uma resposta imunológica, ou seja, proteção ao nosso organismo”, comentou o Prefeito Érico.

Ele lembrou que a Sala de Vacinas está com atendimento estendido das 07:00 às 19:00 horas sem intervalo e que a chagada da vacina causou um impacto positivo que é facilmente percebido, já que diferente de 2021, os casos atendidos no Hospital Municipal são de manifestações mais brandas da doença, justamente devido a vacinação que elimina e reduz drasticamente o risco de adoecimento, complicações e manifestações mais graves da Covid-19, que podem levar à internação e até mesmo ao óbito.

A Diretora Clínica do Hospital Municipal, Dra. Érica Daima, destacou que a realidade da pandemia em 2021, antes da chegada da vacina contra o coronavírus, era assustadora, complexa e alarmante com dezenas de pacientes internados, entubados, aguardando leitos de UTI e até mesmo perdendo a vida.

“Os estudos evidenciam a eficácia da vacina, independente de qual seja o imunizante. Para se ter uma ideia, hoje temos apenas um paciente internado no Hospital Nossa Senhora do Rosário. Todos os dados mostram que a maioria esmagadora de casos graves e de mortes por Covid-19 é de pessoas sem a vacinação completa. Em Guarantã do Norte precisamos avançar imediatamente e que a população compreenda que se vacinar é significado de amor a vida”, disse a Dra. Érica Daima.

Fica o apelo a população Guarantaense para que procure a Sala de Vacinas, pois a vacinação é a única forma segura e eficaz de prevenir a COVID-19, de nos livrarmos da pandemia e recuperarmos o convívio social do qual tanto sentimos falta.

 

Fonte Olhar Notícias

Comentários

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Olhar Notícias, não reflete a opinião deste Portal.