Exemplo de produção de silagem em Guarantã do Norte

Parceria fortalece a cadeia produtiva do leite no município do Portal da Amazônia
Exemplo de produção de silagem em Guarantã do Norte

A Associação de Pequenos Produtores Rurais Boa Esperança (APRUBE) da Linha 38, vive um momento de forte desenvolvimento envolvendo aproximadamente setenta famílias. Promovendo o fortalecimento do associativismo e buscando melhorar a produção das famílias que escolheram o campo para viver, a direção da associação vem trabalhando intensamente. O destaque para esse ano de 2.021 é o volume de silagem para alimentação do gado leiteiro que segundo o presidente da associação, Denivaldo Mendonça, passa de um milhão de toneladas. “-Esse ano nós estamos batendo um Recorde com mais de um milhão de toneladas de silagem produzida, entre silagem de milho, capiaçu, cana e abacaxi. Nossos produtores estão muito animados e pela movimentação o próximo ano vai ser mais ainda, pois até agora já tenho uma relação de 19 famílias que querem plantar milho, somando tudo já passa de 50 hectares a ser plantado.”
 
O presidente comenta ainda que além da plantação do milho também há um grande volume de capiaçu sendo plantado, e muitos produtores investindo na recuperação e reforma das pastagens.
 
Denivaldo destaca as importantes parcerias que vem dando resultados positivos e a conscientização dos sócios. “Tenho que agradecer a grande parceria e o apoio das nossas famílias associadas, agradeço muito o IFMT pelo empréstimo dos equipamentos especialmente a ensiladeira com a qual nós produzimos todo esse volume de silagem. As parcerias são muito importantes para nos fortalecermos como associação.
 
O presidente Denivaldo Mendonça vem trabalhando junto às autoridades do município do estado e até federal no sentido de viabilizar equipamentos e implementos para melhorar o atendimento as famílias. Mendonça já se reuniu com o secretario estadual de agricultura Familiar, Silvano Amaral e junto ao deputado Federal Carlos Bezerra apresentando as reivindicações.
 
Neste momento a associação está se mobilizando para construir um barracão para guardar os equipamentos, com esse objetivo vários associados já se comprometeram em realizar a doação de uma bezerra.
 
O secretario de cidades e agente de Desenvolvimento, Eugenio Caffone que também coordena a sala do empreendedor vem apoiando a iniciativa e frequentemente visita os produtores motivando, sobretudo a produção de alimentos para o gado.
 
“Graças a Deus nós temos hoje inúmeros casos de sucesso em nosso meio rural, são experiências que podem ser compartilhadas uns com os outros e isso nós estamos vendo acontecer aqui na APRUBE. O Denivaldo é muito dedicado e tem conhecimento da atividade, os produtores confiam no trabalho dele e isso tem contribuído para esse resultado. A propriedade rural hoje bem trabalhada é muito mais lucrativa e segura do que qualquer emprego na cidade. A produção de leite vem se recompondo e é hoje a principal geração de renda para a maioria dos produtores que vivem no campo. Nosso objetivo é criar as condições favoráveis para que esses produtores se mantenham no campo com uma qualidade de vida cada vez melhor.” Comentou caffone.

Fonte Assessoria de Comunicação

Comentários

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Olhar Notícias, não reflete a opinião deste Portal.