Em MT, 62 candidatos não prestam contas; ex-secretário de Taques na lista

Prazo para entrega parcial encerrou-se na última quinta-feira
Em MT, 62 candidatos não prestam contas; ex-secretário de Taques na lista

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT), como forma de garantir transparência nas eleições 2018, informa que 20 candidatos a deputado federal não entregaram as suas prestações de contas parciais. A situação é repetida com 42 candidatos a deputado estadual, e ainda 13 partidos políticos.  O prazo final para esta entrega, conforme a Resolução do TSE nº 23553.2017, encerrou-se na última quinta-feira (13.09).

“Os partidos políticos e os candidatos são obrigados, durante as campanhas eleitorais, a entregar à Justiça Eleitoral a prestação de contas parcial. Eles devem informar todos recursos financeiros recebidos, via sistema específico, sendo que estes relatórios são disponibilizados para sociedade pelo TRE em até 48 horas”, explicou o coordenador de Controle Interno e Auditoria do TRE-MT, Daniel Taurines. 

Entre os que não prestaram contas, destaca-se o ex-secretário de Agricultura Familiar, Suelme Evangelista (PPS), que disputa uma cadeira na Assembleia Legislativa. Alguns, desistiram de disputar o pleito, como é o caso do empresário Jeremias (DEM), que abriu espaço para a candidatura do deputado estadual Mauro Savi (DEM). Os desistentes, porém, também devem apresentar prestação de contas à Justiça Eleitoral.

Ele reforça a necessidade dessa entrega com base no artigo nº 100, da mesma resolução. O texto prevê que o Ministério Público e os demais partidos políticos poderão relatar indícios, e apresentar provas, de irregularidade relativa a movimentação financeira dos candidatos. A partir da prestação de contas, pode-se buscar o recebimento de recursos de fontes vedadas, utilização de recursos provenientes do Fundo Partidário e do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC) e realização de gastos que esteja sendo cometida ou esteja prestes a ser cometida por candidato ou partido político antes da apresentação de suas contas à Justiça Eleitoral, requerendo à autoridade judicial competente a adoção das medidas cautelares pertinentes para evitar a irregularidade ou permitir o pronto restabelecimento da legalidade.

Pelo levantamento realizado nesta segunda-feira (17.09), não apresentaram a prestação de contas parcial: 11 PP - Partido Progressista, 19 PODE - Podemos, 20 PSC - Partido Social Cristão, 23 PPS - Partido Popular Socialista, 28 PRTB - Partido Renovador Trabalhista Brasileiro, 29 PCO - Partido da Causa Operária, 31 PHS - Partido Humanista da Solidariedade, 35 PMB - Partido da Mulher Brasileira, 36 PTC - Partido Trabalhista Cristão, 43 PV - Partido Verde, 44 PRP - Partido Republicano Progressista, 51 PATRI – Patriota e 54 PPL - Partido Pátria Livre.

CANDIDATOS A DEPUTADO FEDERAL QUE AINDA NÃO PRESTARAM CONTAS

federais.jpg

 

federais2.jpg

 CANDIDATOS A DEPUTADO ESTADUAL QUE AINDA NÃO PRESTARAM CONTAS

estadual.jpg

 

estadual2.jpg

 

estadual3.jpg

 

estadual4.jpg

 

 

Fonte Folha Max

Comentários

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Olhar Notícias, não reflete a opinião deste Portal.