Ladrões utilizam dispositivo eletrônico para roubar carros em Cuiabá

Dispositivo impede que o alarme do veículo seja ativado. Nos primeiros quatro meses deste ano, 365 roubos de carro foram registrados na capital.
Ladrões utilizam dispositivo eletrônico para roubar carros em Cuiabá

Ladrões estão utilizando dispositivos eletrônicos para impedir que o alarme dos veículos sejam ativados. O dispositivo é conhecido como Chapolin’. De acordo com a Polícia Civil, nos meses entre janeiro e abril foram roubados 365 veículos em Cuiabá. A maior parte da população não registra o boletim por arrombamento de veículos, segundo as autoridades.

Para que o bloqueador de alarme funcione é preciso estar próximo ao veículo, de acordo com a polícia. Por causa da pressa, a maior parte dos motoristas depois de acionar as travas e o alarme não confere se as portas realmente fecharam e acaba caindo no golpe.

A delegada da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf –VG), Janira Laranjeira, explica que os roubos aconteciam mediante arrombamento de veículos com chaves de fenda, ou quebravam os vidros, e que boletins de ocorrência informando furtos de objetos dentro dos veículos tem aumentado.

“Anteriormente nós verificávamos que os furtos aconteciam com utilização de objetos pontiagudos e agora utilizam o dispositivo para impedir o travamento”, falou. As vítimas informam a polícia que os veículos não têm indícios de arrombamento, o que leva a crer que o dispositivo foi utilizado para bloquear o alarme do veículo para que o roubo de objetos fosse feito.

 O número de veículos arrombados não foi divulgado porque grande parte da população não registram o boletim de ocorrência. Para o tenente da Polícia Militar, Marcelo Moessa, o boletim deve ser registrado mesmo que o objeto furtado não tenha nenhum valor. A orientação é que ao sair do carro os proprietários verifiquem se não existe algum objeto à mostra.

“É preciso verificar sempre as portas e guardar os objetos no veículo”, afirmou. O policial também recomenda que os veículos sejam estacionados em lugares com estacionamento fechado onde existem câmeras de segurança, ou em locais onde tem grande fluxo de pessoas e veículos.

Fonte G1 MT

Comentários

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Olhar Notícias, não reflete a opinião deste Portal.