Olhar Noticias

Terra Nova do Norte

Região do Pombo e Uru recebe Projeto 'Saúde do Garimpeiro'

Secretaria de Saúde de Terra Nova do Norte, COOGAVEPE e ERS levam serviços públicos de saúde aos garimpos

Nesta sexta-feira (18) a Cooperativa de Garimpeiros, Escritório Regional de Saúde de Peixoto de Azevedo e a Secretaria Municipal de Saúde de Terra Nova do Norte deram sequência ao Projeto ‘Saúde do Garimpeiro’.

A comitiva itinerante de saúde preventiva esteve nos garimpos da região conhecida como ‘Pombo’ ou ‘Uru’, onde mais de 30 garimpeiros passaram por aferição da pressão arterial, exame de glicemia, atualização da carteira de vacinação, testes rápidos de hepatites virais, consultas médicas, tratamento anti-parasitário e a distribuição de preservativos.

“A nossa presença nos garimpos vai além do aspecto orientativo sobre a saúde preventiva. Nós efetivamente estamos prestando a este trabalhador, o atendimento médico, de enfermagem e todos os exames e programas ofertados nas Unidades Básicas de Saúde de Terra Nova do Norte. São médicos, enfermeiros, técnicos e agentes da vigilância epidemiológica que estão engajados neste propósito de avaliação, diagnóstico, tratamento e se necessário o encaminhamento das demandas aos Postos de Saúde, Hospital Municipal e Unidades Regionais de Saúde referenciais do SUS”, comentou a Enfermeira Bruna Caroline Colli.

A estratégia do Projeto ‘Saúde do Garimpeiro’ está surtindo resultado extremamente positivo, pois garimpeiros comentaram que há muitos anos não buscavam a rede pública ou privada para consultas e exames médicos, e até mesmo para uma imunização, e até para acessar o tratamento medicamentoso.

A Diretora do Escritório Regional de Saúde, Ana Campos, enfatizou que nos sete municípios de abrangência da COOGAVEPE estão sendo desenvolvidas ações educativas e orientações sobre os cuidados necessários para evitar as doenças.

“Essa atuação articulada com as secretarias municipais otimiza a assistência aos garimpeiros em suas próprias frentes de trabalho, e é salutar para a recuperação dos agravos de saúde, a promoção, prevenção e vigilância nas regiões de extrativismo mineral. Daí ingressamos com as consultas, exames, avaliações e demais atividades que são fatores determinantes para saúde, bem estar e longevidade desta classe trabalhadora”, disse a Diretora do ERS de Peixoto de Azevedo, Ana Campos.

O Técnico de Campo da COOGAVEPE, Elcio Pereira, frisou que a iniciativa visa promover a saúde dentro dos garimpos e o aprimoramento da relação saúde-trabalho, providenciando ações e serviços itinerantes gratuitos e contínuos em benefício da saúde do garimpeiro-cooperado.

O projeto ‘Saúde do Garimpeiro’ desenvolvido pela cooperativa, escritório regional e secretarias municipais visa detectar, conhecer, pesquisar e analisar os fatores determinantes e condicionantes dos agravos à saúde relacionados aos processos e ambientes de trabalho, em seus aspectos tecnológico, social, organizacional e epidemiológico.

Também acompanharam mais uma etapa do projeto em Terra Nova do Norte a Técnica do ERS, Loredanea Menezes e o Assessor de Comunicação da COOGAVEPE, Edeir Júnior.

Página:

https://www.olharnoticias.com.br/noticia/terra-nova-do-norte/2019/10/19/regio-do-pombo-e-uru-recebe-projeto-sade-do-garimpeiro/4986.html