Olhar Noticias

Terra Nova do Norte

Fortes chuvas destroem pontes, bueiros e estradas em Terra Nova do Norte

Prefeito Terranovense decretará Situação de Emergência e aciona Defesa Civil

As chuvas intensas dos últimos dias na região Norte de Mato Grosso têm causado transtornos nos municípios, destruindo estradas e pontes. Em Terra Nova do Norte, a situação está caótica.

O prefeito Valter Kuhn informou ao Nortão Online que está em viagem, já providenciando a documentação para decretar estado de emergência no município. Também pretende pedir auxílio da Defesa Civil.

Várias pontes e bueiros foram arrancados parcial ou totalmente pelas chuvas torrenciais e muitos produtores ficaram temporariamente isolados.

Foram registrados prejuízos em pontes e bueiros na Linha Paraná, Estrada da Oitava Agrovila, Estrada da Guia, região da Uru, Peru, São Pedro, Sagrada Família, Coplaca no Travessão do Vilmar Barato entre outros.

A secretaria de obras do município, mesmo com equipe reduzida, já conseguiu recuperar em torno de 15 locais, entre pontes, bueiros e instalação de tubos de concreto. Até o final de semana devem ser recuperados pelo menos mais 3 locais que também foram prejudicados pelas chuvas.

O município de Terra Nova do Norte possui uma imensa extensão de área rural, sendo que um levantamento feito pelo departamento de engenharia da prefeitura mapeou cerca de 420 pontes e bueiros. É preciso um trabalho intenso para manter em condições de trafegabilidade de aproximadamente 1.500 km de estradas não pavimentadas, que infelizmente sofrem neste período de chuvas.

O Prefeito Valter Kuhn, juntamente com a sua equipe, conseguiu em 3 anos de mandato reconstruir, com a troca de todo madeiramento e ainda levantar cabeceiras de pedra em aproximadamente 100 pontes e ainda promover o conserto e melhoria de outras cerca de 120 entre pontes e bueiros, porém ainda existe uma grande parte que deve receber atenção especial nos próximos anos para dar continuidade nesta sequência de trabalho.

Além do interior, também foram registrados pontos de alagamento na cidade e a equipe está fazendo um esforço para conseguir atender todas as situações com o maquinário da prefeitura.

Página:

https://www.olharnoticias.com.br/noticia/terra-nova-do-norte/2020/03/06/fortes-chuvas-destroem-pontes-bueiros-e-estradas-em-terra-nova-do-norte/5160.html