Olhar Noticias

Saúde

Nova Santa Helena recebe o Projeto Saúde do Trabalhador Garimpeiro

COOGAVEPE realizará ações de saúde preventiva em parceria com o estado e os municípios nos garimpos do Vale do Rio Peixoto.

A cidade de Nova Santa Helena foi a escolhida para o lançamento do Projeto ‘Saúde do Trabalhador Garimpeiro’ desenvolvido pela Cooperativa de Garimpeiros do Vale do Rio Peixoto (COOGAVEPE) em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde e as Secretarias Municipais de Saúde dos sete munícipios de sua área de abrangência.

Os técnicos da COOGAVEPE juntamente com as equipes de Atenção Básica e Vigilância em Saúde visitaram os Garimpos Moreira e Santa Júlia localizados a cerca de 28 km do perímetro urbano da cidade.

Os enfermeiros e agentes de endemias palestraram aos garimpeiros sobre as doenças vetoriais, como a dengue, malária, chikungunya, leishmaniose, zika vírus e hantavirose nesta região de extrativismo mineral, onde as pessoas estão mais suscetíveis a picadas de mosquitos, insetos e ao possível contato com o vírus de doenças presentes muitas vezes na urina, saliva e fezes dos animais peçonhentos e roedores.

“Neste contexto distribuímos folders e panfletos orientativos, confeccionamos banners para facilitação da dinâmica de explicações e orientações acerca do contágio, sintomas, diagnóstico e o tratamento dessas enfermidades. Aproveitamos para noticiar o cronograma de serviços públicos oferecidos em nossa Unidade Básica de Saúde para que os garimpeiros possam acessa-los gratuitamente. Temos um quadro multiprofissional composto por médicos, enfermeiros, técnicos e agentes comunitários de saúde, e demais servidores habilitados para providenciar um atendimento humanizado aos cidadãos”, disse o Enfermeiro Emerson Cazari – Coordenador da Atenção Básica.

A Prefeita de Nova Santa Helena, Terezinha Carrara, recebeu os técnicos dos Departamentos Ambiental e de Comunicação da COOGAVEPE, ocasião em que parabenizou pela iniciativa do Projeto ‘Saúde do Trabalhador Garimpeiro’ que deverá ser estendido a todas as frentes de lavra legalmente constituídas e que atuam com foco na sustentabilidade ambiental.

O Secretário Municipal de Saúde, Luiz Fernandes Pereira da Silva, destacou que nas próximas visitações poderão ser desenvolvidas aferição da pressão arterial, exame de glicemia, atualização da carteira de vacinação, busca ativa de casos de hanseníase, distribuição de preservativos e mais um conjunto de medidas e ações de saúde voltadas para a prevenção de doenças.

“Agradecemos a COOGAVEPE por colocar o município de Nova Santa Helena neste relevante projeto de atenção a saúde, longevidade e qualidade de vida dos garimpeiros, essa classe que tem contribuído sobremaneira para o aquecimento econômico da cidade, o empreendedorismo mineral que gera empregos e promove o desenvolvimento local”, enfatizou o secretário.

Participaram da caravana da saúde a Enfermeira e Coordenadora do Programa Saúde na Escola, Silvana Carrara, a Agente de Endemias e Acadêmica de Enfermagem, Andressa Fabiana, a Coordenadora da Vigilância em Saúde, Ení Teixeira Cardoso, o Biólogo da Cooperativa de Garimpeiros, Josimar Passos e os Técnicos Elcio Pereira e Kauane Karla.

Página:

https://www.olharnoticias.com.br/noticia/sade/2019/07/18/nova-santa-helena-recebe-o-projeto-sade-do-trabalhador-garimpeiro/4901.html