Olhar Noticias

Política

AL decide se reprova contas de Taques e o torna inelegível

Ex-governador deve acompanhar votação que deve ocorrer nesta terça-feira

Os deputados estaduais avaliam em Plenário o relatório elaborado pela deputada Janaina Riva (MDB) e que pede a reprovação das contas do ex-governador Pedro Taques (PSDB), referentes ao ano de 2018. O parecer da emedebista já teve aprovação prévia da Comissão de Fiscalização e Orçamento da Casa, apesar do julgamento do Tribunal de Contas do Estado (TCE), que havia aprovado as contas.

O ex-governador analisa se irá até a Assembleia acompanhar a votação, assim como fez em agosto do ano passado, quando fez sua própria defesa na Corte de Contas. A reprovação pode deixá-lo inelegível.  

Em seu relatório, Janaína Riva apontou inúmeras faltas graves que, conforme ela, fundamentam a reprovação. Romoaldo Júnior (MDB) seguiu a parlamentar e também votou contra o ex-governador. Valmir Moretto (PRB) foi contra e Xuxu Dal Molin (PSC) se absteve.

Conforme Janaína Riva, o TCE, que havia aprovado as contas, fez um afago político a Pedro Taques e não uma análise séria da situação do Estado. Pontua também que nenhuma conta municipal foi aprovada com este limite da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) na história.

A relatora julgou ainda que o TCE agiu com parcialidade no julgamento das contas, visto que situações parecidas foram rejeitadas pelo tribunal. Como exemplo, citou o caso da Prefeitura de Pontal do Araguaia, que teve parecer contrário do órgão.

 
As contas de Taques constam na ordem do dia da sessão ordinária desta terça-feira (07), a primeira após o recesso do Legislativo do fim de ano. 

Página:

https://www.olharnoticias.com.br/noticia/poltica/2020/01/07/al-decide-se-reprova-contas-de-taques-e-o-torna-inelegvel/5060.html