Olhar Noticias

Peixoto de Azevedo

SMS de Peixoto de Azevedo se prepara para Vacinação contra COVID-19

Reunião preparatória envolver COE, Comitê de Enfrentamento e Departamento de Imunização

O Ministério da Saúde informou que todas as doses de vacina contra covid-19 serão distribuídas, exclusivamente, pelo SUS (Sistema Único de Saúde), para todos os estados de maneira simultânea. A ANVISA está analisando os pedidos de uso emergencial (para grupos específicos) do Butantan, com a CoronaVac, e da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), com a vacina Oxford/AstraZeneca.

O estado de Mato Grosso terá o seu programa de vacinação e os municípios têm responsabilidade de deixar as salas de vacinação prontas para a imunização.

De acordo com o Ministério da Saúde, os primeiros a receberem as doses serão os profissionais da Saúde e as pessoas que se enquadram nos grupos de risco. Em seguida, toda a população será vacinada gratuitamente por meio do Plano Nacional de Imunizações (PNI).

A Secretaria Municipal de Saúde de Peixoto de Azevedo realizou a 1ª reunião de trabalho envolvendo o Comitê de Enfrentamento a COVID-19, Departamento de Imunizações e o Centro de Operações de Emergência (COE) para tratar do cumprimento das normativas, protocolos e exigências em relação a logística de armazenamento, treinamento dos imunizadores, postos de vacinação e aplicação das doses.

“Estamos iniciando as tratativas de organização e planejamento estratégico para cumprir o Plano Nacional de Imunização, neste sentido, assim que recebermos as doses de vacina contra COVID-19, a levaremos a toda população Peixotense com eficiência e extrema responsabilidade. Temos uma equipe multidisciplinar que nos ajudará nesta logística, devido a extensão territorial de nosso município, em relação a profissionais capacitados para aplicação de imunobiológicos, contamos na Secretaria de Saúde com enfermeiros e técnicos de enfermagem para proceder a imunização em conformidade ao estabelecido pelo Ministério da Saúde”, disse o Secretário de Saúde, Thiago Pereira. 

O Prefeito Maurício Ferreira de Souza disse confiar no engajamento de todos os servidores da saúde nesta ação tão aguardada pela população, ou seja, o acesso a vacinação contra o coronavírus. O gestor garantiu e assegurou todos os investimentos necessários para o cumprimento da meta vacinal.

O objetivo do Ministério da Saúde é iniciar a vacinação contra a Covid-19 no Brasil entre janeiro e o início de março. Até lá, cidadãos e cidadãs brasileiros podem, além de manter os cuidados sanitários durante a pandemia, garantir que seus documentos estejam em dia para evitar qualquer surpresa desagradável no dia da vacinação.

Página:

https://www.olharnoticias.com.br/noticia/peixoto-de-azevedo/2021/01/12/sms-de-peixoto-de-azevedo-se-prepara-para-vacinao-contra-covid-19/5312.html