Olhar Noticias

Peixoto de Azevedo

Serviço de Pesagem do BF e Programa Crescer Saudável em Peixoto

Postos de Saúde da Família mobilizados com Pastoral da Criança e ACS para cumprimento das condicionalidades.

Um trabalho que merece destaque na área de saúde e que vem sendo desenvolvido com absoluto sucesso pelos Postos de Saúde da Família, Pastoral da Criança, Agentes Comunitários de Saúde e as Equipes Multiprofissionais das UBS Peixotenses, diz respeito ao cumprindo das condicionalidades do Programa Bolsa Família e também do Programa Crescer Saudável.

Esta semana os postos dos Bairros Aeroporto e Nova Esperança desenvolveram mais uma etapa de pesagens de crianças de até sete anos, mulheres de 14 a 44 anos e gestantes beneficiários do BF.

As unidades de saúde capricharam na decoração temática junina com direito a guloseimas típicas desta época do ano e brinquedos para o entretenimento das crianças. Um ambiente lúdico que facilita a interação entre os profissionais e a comunidade.

“A pesagem é obrigatória aos beneficiários e muito prazerosa para nossa equipe de trabalho de saúde, pois através dela é que identificamos os casos de desnutrição entre mulheres e crianças. O peso de cada membro da família é incluído no cadastro e deve ser atualizado para que não ocorra o cancelamento do benefício. Nesta oportunidade checamos também o esquema vacinal dessas pessoas. Tudo isso é para que tenhamos uma comunidade mais saudável e com qualidade de vida”, disse a Secretária de Saúde, Moaby Ferreira.

Ela destacou que o município de Peixoto de Azevedo fez adesão ao Programa Crescer Saudável e vem trabalhando com um conjunto de ações direcionadas a prevenção em saúde, controle e tratamento da obesidade infantil.

“Nós da Secretaria de Saúde estamos otimizando a atuação no âmbito do Programa Saúde na Escola com serviços de vigilância nutricional, promoção da alimentação adequada e saudável, incentivo às práticas corporais e de atividade física. O propósito é orientar a população para viver melhor com cuidados básicos, porém importantíssimos para se obter a longevidade”, comentou Moaby.

A gestão da saúde pública municipal agradece a todos os Agentes Comunitários de Saúde, os voluntários da Pastoral da Criança e as equipes dos Postos de Saúde pelo engajamento no sentido de desenvolver a pesagem, atualização da carteira de vacinação, acompanhamento do pré-natal das gestantes e atenção dada a toda municipalidade.

“São profissionais comprometidos e principalmente que se doam em suas tarefas para fazer o melhor para os cidadãos que utilizam o Sistema Único de Saúde, em especial no contexto da Atenção Básica. É justamente essa dedicação que nos motiva a buscar o aprimoramento de todos os projetos, ações, programas, campanhas e demais trabalhos que temos planejadas e estabelecidos como metas e prioridades. Vamos avançar, gradativamente, mas alcançaremos melhores resultados”, declarou a secretária a nossa reportagem.

Página:

https://www.olharnoticias.com.br/noticia/peixoto-de-azevedo/2019/06/14/servio-de-pesagem-do-bf-e-programa-crescer-saudvel-em-peixoto/4858.html