Olhar Noticias

Peixoto de Azevedo

Saúde do Garimpeiros - Atendimentos Itinerantes na Região do Lampião

Secretaria de Saúde de Nova Guarita e COOGAVEPE desenvolvem ações de saúde preventiva

Aconteceu nesta terça-feira (15) mais uma etapa do Projeto ‘Saúde do Garimpeiro’, desenvolvido em parceria COOGAVEPE, Escritório Regional de Saúde e Secretarias Municipais de Saúde dos sete municípios da área de abrangência da cooperativa de Garimpeiros.

As equipes multiprofissionais da Coordenação de Atenção Básica e da Vigilância Sanitária de Nova Guarita estiveram em dois garimpos prestando importantes serviços no âmbito de saúde preventiva, dentro da proposta de descentralização dos atendimentos.

Enfermeiros, Técnicos de Enfermagem, Auxiliares de Laboratórios e Fiscais Sanitários desenvolveram as seguintes ações:

- Exame de Glicemia

- Aferição da Pressão Arterial

- Busca Ativa de Casos de Malária

- Avaliação de Hanseníase

- Atualização da Carteira de Vacinação

- Teste Rápido de Hepatites Virais

- Acuidade Visual

- Entrega de Repelentes

- Distribuição de Preservativos

- Vacinação Anti Rábica Animal

 A Enfermeira Coordenadora da Atenção Básica, Elizangela Dias, disse que dezenas de garimpeiros acessaram os serviços públicos de saúde dentro da própria estrutura de trabalho de extrativismo mineral, ou seja, o projeto leva os procedimentos preventivos até as localidades de forma itinerante e gratuita, e com todo suporte logístico de transporte, insumos e profissionais, evitando gastos com deslocamentos, alimentação e em alguns casos estadias nas sedes dos municípios.

 A Técnica Administrativa da COOGAVEPE, Kauane Karla, lembrou que o Projeto ‘Saúde do Garimpeiro’ é pioneiro no estado de Mato Grosso, pois leva uma gama de atividades, serviços e ações de atenção básica a saúde, e quando diagnosticado algo mais complexo, já se faz o encaminhamento as especialidades por parte das secretarias municipais. Para que os cooperados e trabalhadores garimpeiros possam continuar na lida, se faz necessário esse tipo de cuidado e zelo para com sua saúde e qualidade de vida.

Página:

https://www.olharnoticias.com.br/noticia/peixoto-de-azevedo/2019/10/17/sade-do-garimpeiros---atendimentos-itinerantes-na-regio-do-lampio/4985.html