Olhar Noticias

Peixoto de Azevedo

Revisão e Cadastro de Biometria em União do Norte

Parceria entre Executivo, Legislativo, Cartório Eleitora e Diretoria da Escola Vida e Esperança viabiliza serviços da Justiça Eleitoral.

O Vereador Gilmar Santos Souza (Gilmar do Esporte), Presidente da Câmara de Vereadores de Peixoto de Azevedo, Vereador Irael Pires (Sarado), segundo vice-presidente, William César, Secretario de Governo, Guilherme Carlos Kotoviczs Chefe do Cartório Eleitoral de Peixoto de Azevedo e Gauchinho do Frete representando a Comunidade de União do Norte esteve na sexta-feira (15) no Distrito União do Norte visitando a Escola Municipal Vida e Esperança e a Escola Estadual Leonísio Lemos. O objetivo da visita foi o de avaliar os locais para instalação da equipe do Cartório Eleitoral para dar inicio ao processo de revisão eleitoral e cadastramento biométrico do colégio eleitoral de União do Norte.

Entre os locais visitados e vistoriados pelo Presidente da Câmara e demais integrantes da comitiva onde ficou definida a Escola Leonisio Lemos como a melhor opção em função da melhor qualidade da Internet, já que para que o software utilizado pelo Tribunal Regional Eleitoral para este serviço exige maior velocidade de internet e também pelo local oferecer um amplo espaço para o atendimento dos eleitores.

O inicio dos trabalhos esta previsto para acontecer na próxima segunda-feira, 25/02, já que para que isto aconteça será necessária a instalação dos equipamentos e treinamento dos servidores que ira ser colocado a disposição pela Câmara de Vereadores e Prefeitura de Peixoto de Azevedo.

Segundo o Chefe do Cartório Eleitoral, o comparecimento da população para fazer a transferência e confecção de novos títulos e a biometria e essencial para o aumento do colégio eleitoral do Distrito e que é necessária, pois os eleitores que não fizer o cadastramento biométrico, não poderão votar e nem ser votado, não obterão passaporte, RG, CPF e também estão impedidos de participarem de concurso e  assumir cargos públicos, os beneficiários  do Programa Bolsa Família terão o beneficio cancelado e os aposentados os pagamentos suspenso. Outro ponto assinalado foi o de que eleitores que deixaram de votar em eleições passadas e que fizerem o recadastramento e biometria em União do Norte ficaram isentos de multa.

Guilherme disse que a equipe ficara por cinco semanas, ou seja, do dia 25/2 a 29/03 em União do Norte instalada na Escola Estadual Leonisio Lemos com atendimento das 07h00 as 14:00 horas.

Para Gauchinho do Frete, esta é uma das maiores conquistas da comunidade unionense que teve inicio no final do ano passado com reunião de representante dos moradores e que culminou com a reunião entre o Presidente da Câmara, Prefeita em exercício Benta Noleto e autoridades Judiciarias com o Corregedor Eleitoral do Estado, Desembargador Pedro Sakamoto.

O Vereador Sarado disse que a vinda do Cartório Eleitoral para União do Norte ira elevar o número de eleitores e ainda gerar benefícios para a comunidade como obras e serviços prestados pelo estado. Ele disse ainda, que isso só foi possível graças ao esforço conjunto da Câmara de Vereadores, Prefeitura e Comunidade.

Já o Presidente da Câmara, Vereador Gilmar do Esporte, aponta que a vinda do Cartório Eleitoral foi obtida graças a reunião com o Desembargador Pedro Sakamoto quando ele solicitou apoio dos Poderes Constituídos de Peixoto de Azevedo, que se colocaram a disposição para ceder servidores. Em contra partida o Presidente da Câmara solicitou a que fosse instalado em União do Norte uma extensão do Cartório Eleitoral, o que evitaria o cancelamento de Títulos de Eleitor na Comarca devido a distancia e a dificuldade de deslocamento da população até a sede do município. Gilmar disse que a conquista vai beneficiar em muito União do Norte elevando o número de eleitores oportunizando maior representatividade política no município. Por outro lado, também, ira dar início ao processo de criação de uma Comissão Pró-emancipação.

Página:

https://www.olharnoticias.com.br/noticia/peixoto-de-azevedo/2019/02/18/reviso-e-cadastro-de-biometria-em-unio-do-norte/4649.html