Olhar Noticias

Warning: Use of undefined constant secao - assumed 'secao' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /www/wwwroot/olharnoticias/versao_para_impressao.php on line 34

Peixoto de Azevedo

Realizada Audiência sobre Segurança Pública em Peixoto de Azevedo

Estiveram presentes representantes do MPE, 15º CRPM, CONSEG, Clubes de Serviços, Unidade Prisional, Prefeitura, Imprensa e a Comunidade.

Uma audiência pública foi realizada na Câmara Municipal de Vereadores de Peixoto de Azevedo para tratar sobre a estrutura, serviços e projetos ligados a área de segurança pública local. O evento aconteceu no auditório do Poder Legislativo e foi presidida pelo autor da proposição Dr. Alex Manhaguanha.

Estiveram presentes o Promotor de Justiça, Dr. Marcelo Mantovani, Comandante do 15º CRPM Coronel James Ferreira, Presidente do CONSEG Édson dos Santos e representantes de Clubes de Serviços, Corpo de Bombeiros Militares, Secretários Municipais, Imprensa e a municipalidade Peixotense.

Dentre os assuntos debatidos, a retomada e conclusão do Centro de Detenção Provisória, a obra está paralisada e demanda recursos da ordem de R$ 8 milhões. Também foi cobrada a permanência do 15º Comando Regional de Polícia Militar no município, já que se cogita a transferência para a cidade de Guarantã do Norte.

Outro assunto que esteve em foco diz respeito a formalização de parcerias para construção da sede própria da Polícia Judiciária Civil, ou do Complexo de Segurança Pública que reuniria na mesma estrutura a PM, DEPOL, POLITEC e o Corpo de Bombeiros.

Questões ligadas a reestruturação das Forças de Segurança no campo do aumento de efetivo policial, tecnologia de comunicação e investigação, atualização dos materiais bélicos e ampliação da logística de viaturas foram mencionadas.

O vereador Dr. Alex Manhaguanha cobrou uma ação mais veemente e contundente da Gestão Municipal, quer seja politica ou administrativamente para que o CR15 permaneça em Peixoto de Azevedo, não apenas pelo posicionamento estratégico da cidade, mas principalmente por que o município abrigará mais de 256 reeducandos depois da conclusão do Centro de Detenção Provisória – CDP.

“Não é justo com a população, na verdade é uma falta de visão e comprometimento com a segurança pública. Que sentido faz, ou qual é o benefício para a comunidade, termos aqui um CDP sem a estrutura operacional e de combate ao crime do Comando Regional de Polícia Militar. Como legislador e sendo o interlocutor do povo, cobro que o Chefe do Executivo busque todos os embasamentos técnicos e utilize de sua influencia política para que o 15º CRPM seja mantido em Peixoto de Azevedo, e se necessário providencie uma contrapartida maior de colaboração para que isso seja possível”, declarou o Vereador Dr. Alex.

No que se refere a retomada das obras e conclusão do Centro de Detenção Provisória, o legislador lembrou que a atual Unidade Prisional tem capacidade apenas para 40 está superlotada com mais de 140 reeducandos. Ele sugeriu que um documento coletivo de todos os poderes constituídos e da sociedade organizada seja elaborado e encaminhado para a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública, afim de pressionar as esferas de governo a sanar esta grande problemática.

“Mas vou além, lembro-me muito bem, os acordos firmados para que o CDP pudesse ser construído em Peixoto de Azevedo, entre eles: a pavimentação asfáltica ligando a BR-163 pela Rua Zé Doca até o Complexo Prisional. Bem como, maiores investimentos da Secretaria de Estado de Saúde no Hospital Regional em termos de melhoria da estrutura física, reaparelhamento e ampliação do quadro de especialidades de média e alta complexidade, e principalmente a implantação do Centro Integrado de Segurança Pública composto pelas polícias militar e judiciária civil, POLITEC e o próprio Corpo de Bombeiros”, mencionou o vereador Dr. Alex Manhaguanha.

Durante a audiência pública o parlamentar municipal solicitou celeridade da Prefeitura de Peixoto de Azevedo no sentido de efetuar a doação de um terreno para construção da Delegacia de Polícia Judiciária Civil. Ele lembrou que com a ajuda do MPE, CONSEG e da Sociedade Organizada estão sendo levantados recursos financeiros para o início das obras, e é preciso urgência no processo de destinação da área para edificação do prédio.

“Quero informar a população que em contato com a Diretoria Executiva da UNIFAMA conseguimos viabilizar a elaboração do Projeto de Engenharia e Arquitetura da Delegacia Municipal de Polícia Civil, ou seja, até mesmo deste custo a administração será isentada. O mínimo que pode ser feito é desenrolar a definição e doação do terreno para que os gabaritados engenheiros da faculdade comecem a trabalhar a planta da sede própria da DEPOL”, explicou Dr. Alex Manhaguanha.

Página:

https://www.olharnoticias.com.br/noticia/peixoto-de-azevedo/2019/06/19/realizada-audincia-sobre-segurana-pblica-em-peixoto-de-azevedo/4865.html