Olhar Noticias

Peixoto de Azevedo

Posto de Coleta para Exames Laboratoriais em União do Norte

Secretaria de Saúde implanta serviço no PSF 6

Atendendo solicitação dos moradores do distrito União do Norte, a Secretaria Municipal de Saúde de Peixoto de Azevedo implantou Sala de Coleta de Exames Laboratoriais no Posto de Saúde da Família 06 distante cerca de 65 km da sede do município.

Segundo a Secretária Moaby Ferreira, estão sendo desenvolvidas 20 coletas/dia todas as segundas, quartas e sextas-feiras. A logística de transporte, armazenagem, amostragens e avaliações são custeados pela prefeitura e realizados por uma equipe multiprofissional do Laboratório Municipal Peixotense.

“Entendemos que a implantação do Posto de Coleta é essencial para que o cidadão não tenha que se deslocar até a sede do município para acessar este tipo de serviço e procedimento de saúde, que por sua vez, é fundamental no apoio ao médico no momento de diagnosticar as doenças, bem como no tocante aos cuidados e encaminhamentos  necessários e diante da complexidade de cada paciente”, explicou a Secretária.

No PSF 06 os exames laboratoriais mais frequentes solicitados pelos profissionais que atuam na Atenção Básica, são: hemograma, glicemia, parasitológico de fezes, elementos anormais, sedimento da urina (EAS), sorologias para HIV, testes rápidos de hepatites virais, entre outros.  

“Estamos otimizando as atividades laboratoriais para que os resultados sejam emitidos com maior rapidez, eficiência, segurança e resolutividade. Queremos garantir maior comodidade aos cidadãos de União do Norte, e evitar que os mesmo tenham gastos com transporte, alimentação e estadia ao buscar atendimento nas Unidades Básicas de Saúde da área urbana e até mesmo no Hospital Regional”, comentou Moaby Ferreira.  

Este era um compromisso do Prefeito Maurício Ferreira de Souza com a municipalidade do distrito. Novos investimentos estarão sendo feitos no sentido de propiciar a otimização de bens móveis, equipamentos, infraestrutura, material de consumo, recursos humanos, e demais aprimoramentos para o fortalecimento do sistema público municipal de atenção básica a saúde.

A solicitação partiu também dos vereadores, Ambrósio Pereira, Raimundo Irael, Flávio Gomes, Rosângela Matos, Gilmar Santos, Elizabeth dos Santos Costa, Adriano Gomes, Joranir José Soares e Paulo Cesar Dendena, além do Sub-Prefeito Zé Fiscal.

Página:

https://www.olharnoticias.com.br/noticia/peixoto-de-azevedo/2019/08/15/posto-de-coleta-para-exames-laboratoriais-em-unio-do-norte/4921.html