Olhar Noticias

Peixoto de Azevedo

OAB inaugura Sala de Apoio e Parlatório na Unidade Prisional de Peixoto

Parceria entre Subseção,Seccional, Caixa de Assistência e Diretoria da Unidade Prisional viabilizou projeto em benefício da advocacia regional.

Aconteceu na manhã desta sexta-feira (15) a inauguração da Sala da OAB e o Parlatório na Unidade Prisional de Peixoto de Azevedo-MT. A edificação física foi possível graças aos investimentos em materiais de construção por parte da 14ª Subseção da OAB, mão-de-obra de reeducandos da cadeia pública e disponibilização de mobílias e equipamentos pela Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil do Estado de Mato Grosso.

Participaram da solenidade o Presidente da Seccional OAB-MT, Dr. Leonardo Pio da Silva Campos, Vice-Presidente da OAB-MT Dra. Gisela Alves Cardoso, o Presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Estado de Mato Grosso Dr. Ítallo Gustavo de Almeida Leite, Conselheira Federal da OAB-MT Dra. Ana Carolina Naves Dias Barchet, Presidente do Tribunal de Defesa de Prerrogativas da OAB-MT Dr. André Stumpf Jacob Gonçalves, Presidente da 14ª Subseção da OAB de Peixoto de Azevedo Dr. Marcus Algusto Giraldi Macedo e o Diretor da Cadeia Pública, Manoy da Silva Rodriguês.

Além das autoridades mencionadas, também estiveram presentes advogados, servidores do sistema penitenciário e a imprensa.

Após o descerramento da placa inaugural aconteceu a visitação a Sala Especial da OAB equipada com terminal de computador com impressora, raque, aparador, estofado e ar condicionado. Em seguida foi vistoriado o parlatório prisional, um espaço reservado exclusivo para que os advogados possam conversar com seus clientes sem que haja contato físico – este ambiente é seguro e climatizado, possui cadeira e escrivaninha e foi adequado no interior da unidade prisional de Peixoto de Azevedo-MT.

“Isso influencia positivamente na atuação e exercício da advocacia, por meio da otimização das entrevistas e conversações junto ao cliente custodiado, dentro do que preceitua a legislação e as normas do Sistema Penitenciário. A implantação do parlatório é um grande avanço, pois garante a liberdade do preso de se comunicar com o responsável pela sua defesa técnica, reservando a garantia do réu comunicar-se, de forma pessoal e reservada, com seu advogado.”, enfatizou o Presidente da 14ª Subseção, Dr. Marcus Macedo.

Em relação a Sala Especial de Apoio da OAB, a estrutura física ira assegurar ao advogado condições dignas de exercer sua profissão, minimizando os impactos negativos da dura realidade das cadeias públicas, cada vez mais superlotadas e em constante precariedade estrutural e operacional.

"A Diretoria da Unidade Prisional Peixotense estabeleceu uma parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil, ocasião em que designamos os reeducandos com bom comportamento e prestes a serem reintegrados a sociedade, que pudessem dentro de suas aptidões e capacidades trabalhar nas obras de construção da sala do OAB e implantação do parlatório, pois essas atividades lhes são facultadas e sua prática vão impactar gradativamente na remição de dias em sua pena", comentou o Diretor da Cadeira, Manoy Rodrigues. 

Página:

https://www.olharnoticias.com.br/noticia/peixoto-de-azevedo/2019/02/15/oab-inaugura-sala-de-apoio-e-parlatrio-na-unidade-prisional-de-peixoto/4641.html