Olhar Noticias

Peixoto de Azevedo

MPE e Judiciário destinal R$ 28 mil para cadeiras de rodas especiais

15 portadores de deficiencia física foram contemplados com cadeiras de rodas e de banho dentro das prescrições estabelecidas.

Aconteceu nesta segunda-feira (28) na Casa da Amizade, localizada no Bairro Alvorada, a solenidade de entrega de 15 cadeiras de rodas e de banho as pessoas portadoras de deficiências físicas assistidas pela Unidade Descentralizada de Reabilitação Ruth Cardoso de Peixoto de Azevedo-MT.

Uma parceria foi formalizada entre o Rotary Clube, Ministério Público Estadual e o Poder Judiciário, o que oportunizou a disponibilização de cerca de R$ 28.000,00 de recursos financeiras provenientes de Ações Civis Públicas e de Improbidade Administrativa movidas pela Promotoria de Justiça da Comarca.

Uma equipe multiprofissional composta por fisioterapeutas, fonoaudiólogos, enfermeiros e técnicos de enfermagem da UDR fez o trabalho de avaliação e triagem para atender nesta etapa os que mais necessitam das cadeiras de rodas ortopédicas dentro de suas condições física e motora.

As cadeiras possuem assentos almofadados, encosto protetor especial de costa e pescoço, apoio para os braços e pernas, algumas são reclináveis, dobráveis, pediátricas, posturais e até motorizadas, fatores que possibilitam a dinâmica da mobilidade dessas pessoas e até mesmo o manejo por parte de seus cuidadores.

Pais, amigos, parentes e familiares participaram do evento com muita alegria e felicidade. Já para os contemplados o sorriso no rosto, o brilho no olhar, a lágrima de emoção e a realização do sonho de poder ir um pouco mais além em seu Direito de ir e vir.

Participaram do dispositivo de honra o Juiz de Direito da Comarca, Dr. Evandro Rodrigues, Promotor de Justiça Marcelo Mantovanni Beato, Presidente do Rotary Clube Luan Crespim, Fonoaudiólogo da Unidade de Reabilitação Dr. Miguel Figueiredo e o companheiro Rotariano Edvan Cesar de Assis.

Segundo os representantes do Poder Judiciário e do MPE, essas cadeiras de rodas e de banho irão ampliar a possibilidade de mobilidade, potencializar a autonomia, conforto e segurança a esses cidadãos Peixotenses, pois elas vem conforme prescrição da equipe multiprofissional da Unidade Descentralizada de Reabilitação Ruth Cardoso.

“Essas cadeiras nos doada também ajudarão de forma essencial em relação a adequação postural dos pacientes e visam assegurar de forma gradativa e contínua a melhor independência e participação social do usuário, sendo eles: conforto, alívio de pressão, aumento da função básica humana, suporte corporal, dentre outros aspectos proativos inclusive para elevação de sua autoestima”, comentou a Fisioterapeuta, Dra. Letícia Martins Gabiatti.

Página:

https://www.olharnoticias.com.br/noticia/peixoto-de-azevedo/2019/10/29/mpe-e-judiciario-destinal-r-28-mil-para-cadeiras-de-rodas-especiais/4995.html